Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
18 de Outubro de 2012 12h08
CREAS Norte já atendeu a mais de 1,2 mil em apenas nove meses
Um total de 1.283 pessoas que sofreram algum tipo de violação de direitos, foram atendidas no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Norte, que dá assistência a moradores dos bairros que integram as regiões Norte e Sul de Cuiabá. O balanço equivale ao período de janeiro a setembro de 2012.
O CREAS Norte integra a rede administrada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.
O registro da unidade evidencia que a violência, em suas mais distintas formas (seja de ordem sexual, física ou psicológica) contra crianças e adolescentes, ainda aparece com grande representatividade. Logo em seguida está a violência doméstica. Ambas concentram cerca de 70% dos atendimentos realizados no período. Na sequência, aparecem as denúncias de maus tratos e negligência às pessoas idosas.
De acordo com a gerente da unidade, Hélida Silva, o CREAS disponibiliza serviços sociais, psicopedagogia, advocatícios, psicológicos, de abordagem e de orientação social. Ela frisa que o CREAS oferta ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático, com foco na atuação da família por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e atua de maneira intersetorializada para atendimento das demandas. Realiza o encaminhamento à rede de proteção, como delegacias da Polícia Judiciária Civil, Ministério Público Estadual, Conselhos Municipais de Direitos e também para Defensoria Pública.
“Além do atendimento encaminhado pela Justiça ou Conselho Tutelar, nós atendemos a demanda espontânea. Muitas vezes a pessoa chega aqui, antes mesmo de registrar queixa em uma delegacia. Procuram-nos para pedir orientação, sobre o que fazer, como proceder. Além do serviço psicoassistencial os nossos profissionais também realizam todos os encaminhamentos necessários para a garantia de direitos desse cidadão e por isso temos um advogado presente para o encaminhamento”, explica Hélida.
Para ela, o elevado número de ocorrências representa fruto do significativo trabalho desenvolvido. “As famílias estão tendo acesso às informações sobre a rede de proteção. Passaram a denunciar mais. Por isso o índice elevado de atendimento”.
Para a dona de casa D.B., o trabalho desenvolvido pela Assistência Social, por meio do CREAS, é de grande importância. Após perder o marido, sua filha de 11 anos passou a ter sérios problemas escolares e com auxílio do Conselho Tutelar a menina passou a receber atendimento psicossocial na unidade CREAS Norte. “Tem sido uma fase muito difícil. Estou na expectativa de que com o atendimento com a psicóloga a situação melhore”, finaliza.
No total, Cuiabá disponibiliza duas unidades do CREAS. Uma está instalada no bairro Morado da Serra (CREAS Norte) e outra unidade na Rua Pedro Celestino, mas que será transferida até o fim do mês para uma nova sede na Rua 13 de Junho, o CREAS Centro. A atuação dos CREAS está ligada diretamente à Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.