Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
10 de Janeiro de 2013 12h24
CREAS devem ser acionados em casos de violação de direitos na capital
Com mais de 3,5 mil atendimentos prestados à população, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Centro é um instrumento para a garantia de cidadania à população. Administrado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, a unidade deve ser acionada em qualquer caso de violação de direitos.
“O CREAS é um instrumento usado pelo poder público para prestar atendimento às vítimas de violência e atua em consonância com os Conselhos Tutelares, delegacias da Criança e do Adolescente, Juizado da Infância e Juventude, Promotorias, Defensoria Pública, Conselhos de Direito”, explica a coordenadora do CREAS Centro, Francislene Rodrigues Santos.
Ela pontua que O CREAS disponibiliza serviços de assistência social, psicopedagogia, advocatícios, psicológicos, de abordagem e de orientação social. Oferta ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático, com foco na atuação da família.
Ela cita que além dos encaminhamentos que são realizados via Conselhos a unidade apura denúncia e faz o atendimento da demanda espontânea, assim como faz o encaminhamento para outras instituições. “Qualquer pessoa que souber de um caso de violação de direitos pode nos denunciar por meio do número 3616-6730 ou vir até aqui para relatar a situação”, explica Francislene.
A atuação dos CREAS está ligada diretamente à Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Para melhor atendimento a população, a Secretaria disponibiliza duas unidades do CREAS, sendo uma instalada na área central e outra no bairro Morada do Ouro.
Serviço
O CREAS Centro está instalado na rua Barão de Melgaço, número 2.391, esquina com a Major Gama, no bairro Centro. O CREAS Norte está instalado na Avenida 01, s/nº – Morada do Ouro. O número de contato é o (65) 3616-6880.