/ COVID-19
16 de Abril de 2020 16h45
CORONAVÍRUS
- Criação de 135 leitos de Unidade de Terapía Intensiva (UTIs) para tratamento exclusivo de pacientes diagnosticados com Covid-19, sendo 95 no Hospital Municipal de Referência e 40 no Hospital São Benedito.
- Manutenção da quarentena coletiva obrigatória na Capital até o dia 23 de julho. Conforme o decisão judicial, durante o período, estarão em funcionamento apenas os serviços públicos e atividades econômicas apontadas como essenciais para a população.
- Prorrogação do toque de recolher no período entre 21 de julho a 3 de agosto, com a ampliação do horário de restrição a circulação de pessoas, que será entre 20h e 5h.
- Funcionamento do transporte coletivo com totalidade da frota, mediante medidas de biossegurança como: disponibilização de álcool em gel 70%; uso obrigatório de máscara de proteção; higienização de todos os veículos; transporte tão somente de passageiros sentados.
- Proibição da utilização de refeitórios e restaurantes nos hotéis e hospedarias, permitida tão somente a disponibilização de alimentação mediante serviço de quarto.
- Permissão para comercialização de produtos oriundos das atividades essenciais pelo sistema de entrega e retirada de produtos (delivery e passe e pegue).
- Aulas em creches, escolas e CMEIs continuam suspensas até o dia 02/08. Merenda continuará sendo fornecida para todos alunos em vulnerabilidade social da rede municipal de ensino. Alunos do ensino fundamental e EJA continuarão com acompanhamento pedagógico on-line.
- Suspensão das atividades presenciais nas unidades de ensino privadas instaladas em Cuiabá, até o dia 02/08.
- Suspensão dos pagamento de verba indenizatória (VI) aos secretários, vice-prefeito e prefeito Municipal de Cuiabá pelo período de 90 dias e o montante arrecadado de tal suspensão será investido em medidas de prevenção e combate a pandemia.
- Criação do programa Renda Solidária, que destinará, pelo período de três meses, o auxílio financeiro de R$ 500 para 1.687 trabalhadores das categorias dos feirantes, ambulantes, transporte escolar, carroceiros e catadores de recicláveis, inscritos na Prefeitura de Cuiabá.
- Proibição do uso das áreas comuns nos condomínios horizontais e verticais, bem como o uso obrigatório de máscaras dentro desses locais.
- Nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), no Restaurante Popular e nos albergues/abrigos municipais os atendimentos são realizados apenas de forma individualizada, estando suspensas as atividades em grupo até o dia 28/06.
- Prorrogado por 90 dias os prazos de vencimento da taxa de vistoria de veículos, taxa de ocupação de solo, lincenciamento e funcionamento , ISSQN fixo anual, a contar do dia 01/04.
- Fica estabelecido o antigo Pronto-socorro como unidade de referência ao covid-19 e Upa Verdão será unidade de apoio aos hospitais no combate ao coronavírus.
- Suspensão das férias e licença prêmio dos servidors da área fim da saúde.
LAVE SEMPRE BEM AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO. CASO NÃO POSSA LAVAR, USE ÁLCOOtL 70% EM LÍQUIDO OU GEL.
EVITE TOCAR OLHOS, NARIZ E BOCA COM AS MÃOS SEM LAVAR.
AO TOSSIR OU ESPIRRAR UTILIZE LENÇO DESCARTÁVEL OU A DOBRA DO COTOVELO.
NÃO COMPARTILHE OBJETOS DE USO PESSOAL.
EVITE AGLOMERAÇÕES.
EM CASO DE SINTOMAS GRAVES, COMO FEBRE ALTA, TOSSE PERSISTENTE E DIFICULDADE PARA RESPIRAR, PROCURE POR AJUDA MÉDICA.