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08 de Fevereiro de 2011 09h02

Copa 2014: Avenida Fernando Correa terá três novos viadutos

Sanny Lisboa-Assessoria/PMC

A capital mato-grossense se prepara para dezenas de mudanças que acontecerão a partir das obras que vão preparar Cuiabá para o mundial de futebol de 2014.

Uma das avenidas que mais receberá intervenções é a Fernando Correa da Costa, que liga a zona industrial da cidade até o centro de Cuiabá, com seus 15 quilômetros de extensão (início na BR 163 e término na Avenida Coronel Escolástico).

Novos viadutos, trincheiras (túneis), alargamento e ampliação de pistas transformarão uma das principais vias da capital por onde hoje circula cerca de 15 mil veículos por dia.

Cinco adequações de rotatória serão executadas nas regiões dos bairros Tijucal e Parque Ohara e próximo ao 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC).  Haverá alargamento de pista no ponto entre a Fernando Correa da Costa e a Rua Haiti, no bairro Jardim das Américas. Outras quatro pistas serão ampliadas, na altura do Parque Ohara e Coxipó da Ponte, neste último haverá  também a ampliação da ponte do rio Coxipó.

Outra o ação significativa na Fernando Correa que desafogará o trânsito, é a construção de três viadutos.  Um deles bem no início da Avenida, no Trevo do Tijucal, onde também será construída uma trincheira (túnel). Um na região da Avenida Palmiro Paes de Barros e outro próximo ao Shopping Três Américas.

“Cuiabá será outra depois das obras de mobilidade urbana proporcionadas pela realizaçãod a copa do mundo. A cidade vai se modernizar. Além das obras, vamos ganhar muito em conhecimento com todo esse processo, o ganho será muito grande”, afirma o assessor  de Assuntos para Copa de 2014 da SMTU, Josué de Souza.

BRT

A Avenida Fernando Correa também abrigará um dos trechos de um dos corredores exclusivos para ônibus (BRT-Bus Rapid Transit) que permitirá o deslocamento rápido dos passageiros entre o Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande e o CPA, e entre a Prainha e o Coxipó. A adoção do novo sistema vai melhorar significativamente a qualidade do transporte coletivo na Grande Cuiabá, além de atender as recomendações da FIFA para o período da realização dos jogos da Copa de 2014. Os corredores serão construídos onde hoje estão os canteiros da avenida, entre as duas pistas.

O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT simula o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, com uma fração do seu custo.

Apesar do BRT ter sua origem baseada em ônibus, tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de ônibus. Na maioria dos BRT implantados com sucesso, as seguintes características estão presentes: corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo;embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos;sistema de pré-pagamento de tarifa;veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;transferência entre rotas sem incidência de custo;integração modal em estações e terminais;programação e controle rigorosos da operação;sinalização e informação ao usuário.