Educação / PROAC
26 de Abril de 2022 16h17
Coordenadores pedagógicos e professores do Ensino Fundamental participam de segunda formação continuada
Começou nesta segunda-feira (25), mais uma etapa da formação continuada do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) para 888 coordenadores pedagógicos e professores dos anos iniciais, 1º, 2º e 3º Anos, do Ensino Fundamental. A segunda formação, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, acontece de 25 a 29/04 e de 02 a 06/05, no Hotel Fazenda Mato Grosso e tem como tema, “Qual alfabetização, para qual tempo? Estudo e reflexões sobre os processos de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita”.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que o ProAC tem como objetivo garantir às crianças cuiabanas os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento assim como o acesso à leitura e a cultura escrita. “O Programa de Alfabetização Cuiabana, leva em conta as particularidades das crianças e das famílias e, reorganiza os tempos e espaços pedagógicos nas unidades considerando que desde a primeira infância os ambientes em que as crianças vivem e aprendem, e a qualidade de seus relacionamentos com os adultos, terão impacto no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Deste modo, os profissionais devem pensar os espaços educativos de forma a garantir o processo ensino aprendizagem”, disse a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.
A coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes disse que o objetivo dessa segunda formação é refletir criticamente e compreender as práticas de leitura e escrita, e o ensino dessas práticas na contemporaneidade. “Esse processo se dá a partir de uma perspectiva social, histórica e cultural, levando em consideração o desenvolvimento humano, os conceitos de linguagem e alfabetização, as relações de ensino e as múltiplas vivências atribuídas de sentidos”, disse a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes.
A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que os encontros formativos auxiliem os coordenadores e professores na elaboração do planejamento da prática pedagógica a partir de sequências didáticas/pedagógicas que atendam os princípios de Significatividade, Ludicidade e Continuidade.
A coordenadora pedagógica Liamara Gloria de Almeida Silva, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Lucila da Silva Barros, localizada no bairro Jardim Ubirajara, falou sobre a formação. “Toda vez que participamos de uma formação recarregamos nossas energias e as nossas ideias, para aplicarmos na escola. Com certeza, tudo que aprendemos aqui levamos para a escola. O Programa de Alfabetização Cuiabana é a menina dos olhos da nossa escola. Colocamos muita importância nesse programa porque sabemos que ele atinge os desafios de aprendizagem das crianças”, disse a coordenadora pedagógica, Liamara Glória de Almeida Silva.
Rosana Aparecida Pereira Ferreira, coordenadora pedagógica da EMEB Prof.ª Esmeralda de Campos Fontes, no bairro Ribeirão da Ponte, disse que as unidades educacionais estão atentas com a alfabetização. “Nossa angústia é fazer com que nossos estudantes leiam e escrevam. Mas o ProAC vem para chamar nossa atenção em relação ao letramento, ou seja, o estudante deve entender o que ele está lendo. Esse processo se dá por meio da discussão do dia a dia das crianças, os temas mais interessantes, trazendo um significado que atraia tanto o professor como o estudante”, disse a coordenadora pedagógica Rosana Aparecida Pereira Ferreira.
ProAC
A gestão Emanuel Pinheiro definiu como uma de suas prioridades na Educação a alfabetização. Em 2019 implantou o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) nos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental utilizando, pela primeira vez, material pedagógico específico e novas metodologias de ensino. Em 2020, o programa foi ampliado para abranger o 3º Ano.
O ProAC tem como objetivo, fortalecer o processo de alfabetização, assegurando à criança o direito de aprendizagem e contribuindo para a proficiência dos estudantes.
O programa trabalha com material didático estruturado, com kits de aprendizagem para professores e alunos.
Nos encontros formativos, os profissionais analisam os processos de aprendizagem relacionados à escrita nos seus diferentes níveis conceituais; recebem orientações sobre como fazer intervenções pedagógicas distintas e também como o material pode atender às crianças em diferentes níveis no processo de aprendizagem da língua escrita.
Serviço
Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) - 2ª Formação de coordenadores e professores alfabetizadores
Dia: 25 a 29/04 e 02 a 06/05
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso