Notícias

Saúde / QUALIFICAÇÃO

27 de Janeiro de 2015 11h57

Convênio vai integrar mundo acadêmico com realidade da saúde da Capital

DANI CUNHA

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá firmou convênio nesta terça-feira (27) com a Universidade Federal de Mato Grosso para o desenvolvimento de ações conjuntas no terceiro andar do Pronto-Socorro Municipal da Capital, onde funcionará a UTI pediátrica. A intenção é realizar atividades em situações reais de trabalho, proporcionando aos alunos o aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e interpessoal e melhorando os serviços prestados à população.

Com o ato firmado pretende-se também promover atividades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação de pesquisa e extensão da área da saúde como medicina, enfermagem, psicologia, nutrição, saúde coletiva, educação física e também serviço social, desenvolvidos pela UFMT.

Os trabalhos serão voltados para o campo de ensino, pesquisa e extensão mediante intercâmbio científico, tecnológico e cultural entre as instituições abrangendo atividades nas diversas áreas de conhecimento, desenvolvendo pesquisas, diagnósticos, consultorias, cursos, seminários, treinamentos, capacitações, eventos e atividades de interesse comum.

Para o prefeito Mauro Mendes esse é um passo para a melhor integração da academia com o poder público, do mundo acadêmico com o mundo real. “No Pronto-Socorro nós estamos em um forte processo de recuperação do terceiro andar, que é um sonho antigo e vai se concretizar nesse primeiro semestre, e a qualificação desses estudantes, dentro desse mundo real será importante para que nós tenhamos profissionais com mais aderência na realidade e necessidade do mercado”, explicou.

A reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli, ressaltou que a área da saúde é fundamental, por isso são necessários espaços reais onde os alunos possam estar inseridos para serem preparados para o mercado de trabalho. “Quero agradecer muito ao prefeito por essa parceria. Queremos ajudar a qualificar o corpo de trabalho como médicos, nutricionistas e demais profissionais voltados à saúde e também no trabalho de extensão”.

A juíza da Vara da Infância e Juventude, Gleide Bispo, informou que no terceiro andar estarão presentes nove cursos da UFMT atuando diariamente. A intenção, segundo ela, é fazer um centro de referência, já que a presença do aluno dentro da unidade de saúde fomenta a discussão e a melhora no atendimento, daí a importância da capacitação continuada.

Já o secretário de Saúde, Ary Soares Júnior, ponderou que esse é um momento muito importante, uma vez com essa parceria firmada, começará a formar profissionais para acolherem a população. Ele ressaltou que a prevenção e a atenção básica devem ser mais trabalhadas a fim de evitar as altas complexidades.

Participaram da reunião a secretária municipal de Gestão, Ana Paula Villaça, que colocou a pasta a disposição para andamento de diversos assuntos pertinentes ao convênio firmado, além de docentes da área de saúde da UFMT.