Notícias

Mobilidade Urbana / GESTÃO TRANSPARENTE

25 de Outubro de 2022 10h01

Controladoria promove capacitação aos fiscais municipais de contratos no auditório da Secretaria de Educação

NATHANY GOMES

Davi Valle

Arquivo

A Controladoria Geral do Município (CGM) promove, nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), capacitação de mais de 480 fiscais de contratos da Prefeitura de Cuiabá. O treinamento ocorre no Auditório Maestro China, nas dependências internas da Secretaria de Educação (SME). 

Ao todo, serão quatro turmas, divididas entre os períodos matutino e vespertino. Os conhecimentos práticos e teóricos serão administrados pela Pasta, em conjunto com a prestadora de serviços, responsável pela operacionalização dos sistemas remotos. 

A qualificação tem como finalidade cumprir um desígnio da gestão Emanuel Pinheiro, pautado pela ética e transparência no âmbito do Executivo Municipal. A controladora-geral,Mariana Ribeiro, explicou que o propósito vai além. Segundo ela, é preciso preparar os servidores que atuam na linha de frente no desempenho da função, evitando equívocos e possíveis danos financeiros ao erário. 

 "Mobilizamos toda a Prefeitura de Cuiabá, ou seja, estamos treinando todos os fiscais de contrato, pois, temos observado em nossas análises que muitos contratempos são causados por pura falta de conhecimento, bem como o grande rodízio dentro dos setores. Todas as ações são interdisciplinares, treinando os colaboradores e gestores, pois de nada adianta ter os processos muito bem mapeados e no final das contas quem exerce somos nós. O prefeito Emanuel Pinheiro tem uma gestão humanizada, uma vez que entende, que sem os servidores nada acontece, a nossa prioridade", declarou. 

O coordenador de contabilidade da SME, Leomar Pereira da Silva, afirmou que o curso é de grande valia para a classe, algo que ele classifica como inédito na Prefeitura de Cuiabá. "Nós nunca tivemos isso nas gestões anteriores, evitando que apontamentos futuros sejam feitos", completou. 

O fiscal de contrato é o profissional ajuizado por fiscalizar a execução contratual em seus aspectos técnicos e administrativos.