Notícias

Mobilidade Urbana / COMBATE À CORRUPÇÃO

18 de Novembro de 2019 18h05

Controladoria Geral ministrará palestras para alunos de duas faculdades

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Como parte do trabalho de inserção da população no processo de controle social, a Prefeitura de Cuiabá promove nos dias 22 e 28 e novembro três palestras para alunos da Faculdade FAIPE e Faculdade Cuiabá (FAUC). A ação é feita por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e Controladoria Geral do Estado (CGE), e tem como tema “As Ferramentas de Combate à Corrupção”.

As atividades estão divididas em etapas. A primeira data está reservada para os estudantes do curso de Direito da FAIPE. O evento acontecerá na própria instituição, com turmas divididas no período matutino e noturno. A programação segue no dia 28 atendendo, desta vez, os alunos de Administração e Direito da FAUC, no período noturno, também na sede da unidade educacional.

“Esse trabalho faz parte da determinação dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro para aproximarmos a Prefeitura de Cuiabá da população. É um processo contínuo dentro da nossa gestão que estamos fortalecendo. Acreditamos que o cidadão tem um papel fundamental dentro do controle das contas públicas e, por isso, é importante o manter informado sobre o assunto”, explica o controlador-geral do Município, Carlos Roberto da Costa.

As palestras são realizadas dentro do cronograma de ações a 2ª Semana Municipal de Combate à Corrupção, instituída em Cuiabá por meio da Lei nº 6.197, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro em agosto de 2017. Aos alunos das duas instituições, a equipe na CGM terá a missão de abordar todos os assuntos relacionados ao Portal da Transparência do Município.

“A Prefeitura lançou no início deste ano um novo portal. Com o objetivo de os pilares dos controles interno, externo e social, conseguimos deixar a plataforma com uma linguagem de fácil entendimento e seu menu de opções mais interativo. Isso é  fundamental para manter nossa Capital entre as mais bem avaliadas do Brasil no quesito Transparência”, comenta a coordenadora de Transparência Ativa, Joilce Botelho Acosta.