Controladoria / PROGRAMA DIGITAL

19 de Junho de 2024 08h51

Controladoria-Geral do Município lançará projeto piloto do programa “Um Por Todos e Todos Por Um” em formato digital

ELIANA BESS

Davi Valle

Arquivo

A Controladoria-Geral do Município tem a grande satisfação de ser parceira da Controladoria-Geral da União (CGU) na implementação do Programa “Um Por Todos e Todos Por Um!”. Trata-se de uma iniciativa fundamental para fomentar, desde cedo, o senso de cidadania, ética, participação e responsabilidade entre os estudantes. E para dar início ao projeto piloto na modalidade digital, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Educação e da Controladoria-Geral do Município, selecionou a Emeb Gracildes Melo Dantas. O lançamento oficial acontecerá na quinta-feira (20), às 14h30, nas dependências da escola, situada na Rua 15, quadra 60, bairro Altos da Glória, em Cuiabá.

Segundo a CGU, por meio da educação, é possível conscientizar crianças e jovens sobre o papel que cada um tem na construção de uma sociedade mais justa e livre de corrupção. Por conta disso, o órgão desenvolve um conjunto de iniciativas voltadas para a reflexão e o debate dos temas relacionados à cidadania.

Entre as iniciativas está o Programa UPT, que já demonstrou seu sucesso na aplicação do formato impresso, e será executado também no formato digital em 2024. Especialmente porque o avanço do uso de dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets, computadores e outros recursos tecnológicos ganha cada vez mais importância dentro do universo escolar. Portanto, percebeu-se que os recursos digitais podem ser facilitadores do processo de aprendizagem.

Em Cuiabá, a expectativa é grande com o projeto piloto sendo iniciado. “Ao envolver a comunidade escolar, estamos investindo na formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e transparente. A soma de esforços para difusão dos temas de ética e cidadania dentro do ambiente digital contribuirá para o estímulo, a compreensão, a melhora da comunicação, o acesso e a produção de novos conhecimentos”, comentou o controlador-geral do Município, Hélio Santos Souza.

O coordenador de Controle Social da Transparência, Lauro Flávio Sebalhos, também defende que investir na educação é primordial para garantir que o indivíduo exerça sua cidadania e alcance o pleno desenvolvimento.

Serviço:

Assunto: Lançamento do Programa UPT Digital