Controladoria /

21 de Junho de 2024 15h45

Controladoria Geral do Município e CGU lançam programa em formato digital para o ensino fundamental

ELIANA BESS

Emanoele Daiane

Arquivo

A Escola Municipal de Ensino Básico Gracildes Melo Dantas, no bairro Altos da Glória, é a primeira escola municipal de Cuiabá a implantar o Programa “Um Por Todos e Todos Por Um!” em formato digital. O projeto piloto lançado na quinta-feira (20) na escola é fruto de uma parceria da Controladoria-Geral da União (CGU) com a Prefeitura de Cuiabá, através da Controladoria Geral do Município. Trata-se de um avanço que beneficiará um público maior de crianças devido à facilidade de acesso aos dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets, computadores e outros recursos tecnológicos que estão ganhando espaço nas escolas. Na EMEB Gracildes Melo Dantas estão matriculados 650 alunos, sendo que 90 deles correspondem ao 5º ano do Ensino Fundamental, foco da iniciativa.

O lançamento contou com apresentações culturais dos estudantes da própria escola, incluindo flauta doce, com estudantes do programa Escola em Tempo Integral, e siriri, com alunos do tempo regular, ambos da EMEB Gracildes Melo Dantas.

Em Cuiabá, o Programa “Um Por Todos e Todos Por Um” é desenvolvido em formato impresso há 14 anos em 10 unidades escolares, incluindo a EMEB Gracildes Melo Dantas. Algumas das escolas reiniciaram este ano, enquanto outras são novas no projeto. A expectativa com a disponibilidade digital é conquistar mais espaço, com mais escolas aderindo ao programa.

Todo o material é bastante interativo e dinâmico, utilizando uma linguagem acessível às crianças, de forma lúdica e de fácil compreensão para a idade. Afinal, tem o toque de Maurício de Souza, o criador da Turma da Mônica, conhecido por atrair a atenção do público com suas criações. Ele traz essa qualidade aos temas trabalhados, como autoestima, autoconhecimento, autocuidado, respeito, tolerância, inclusão, organização do Estado, democracia, cidadania, educação patrimonial, preservação ambiental, solidariedade, voluntariado e outros, de maneira leve, colorida, divertida, sem perder a seriedade e a relevância dos assuntos.

“Eu acredito na disseminação desses temas importantes na sociedade através do ambiente escolar. Essa iniciativa de trazer esse produto, que inicialmente foi desenvolvido em formato impresso e agora em meio digital, é uma ferramenta com capacidade de cativar a atenção das crianças. Acredito no sucesso do projeto, são temas essenciais para serem difundidos na escola. Difundir e esclarecer sobre ética, cidadania, controle social é tudo o que precisamos para construir uma sociedade mais justa, solidária e transparente”, destacou o controlador geral do município, Hélio Santos Souza.

Com resultados positivos já evidenciados nas escolas participantes, o controlador afirma que “tem tudo para dar certo”, especialmente por se tratar de um produto digital que as crianças apreciam.

O superintendente da CGU do Estado de Mato Grosso, Daniel Gontijo Mota, revela o carinho e o cuidado dedicados ao projeto “Um Por Todos e Todos Por Um”, visando sua expansão. “Ampliar o alcance do material impresso é muito importante e tem dado resultados, mas exige uma logística complicada de acesso e impressão. Com o formato digital, queremos facilitar o acesso e ver mais escolas utilizando o material, não apenas na capital, mas também no interior, buscando alcançar o maior número possível de crianças. E o formato digital também facilitará o acesso das famílias ao material. Afinal, quem não gosta de um gibi da Turma da Mônica? O foco é ampliar o acesso”, explicou Daniel Gontijo Mota, superintendente da Controladoria Geral da União.

“Um Por Todos e Todos Por Um” está presente em todos os estados da federação, com o objetivo de influenciar mudanças no pensamento e atitudes das futuras gerações.

A escolha da EMEB Gracildes Melo Dantas, localizada em um bairro relativamente distante do centro, deve-se ao fato de atender um grande número de crianças na região, possuir uma boa estrutura e contar com o entusiasmo e dedicação da diretora e sua equipe. “Percebemos que o projeto tem potencial para avançar e alcançar seus objetivos”, destacou Hélio Santos Souza.

“Hoje é um dia de festa, com a escola recebendo o projeto piloto, o que é muito bom e desafiador para todos os envolvidos. Juntos, vamos conseguir realizar o melhor e superar as expectativas”, enfatizou a secretária municipal de educação, Edilene Machado.

A Secretaria Municipal de Educação identifica as unidades escolares participantes e aplica o material, enquanto a Controladoria Geral do Município se encarrega da distribuição, capacitação e acompanhamento da aplicação do material nas escolas.

Para as crianças, tudo é novidade. Elas já tiveram contato com o material impresso e estão entusiasmadas para explorar o conteúdo na plataforma digital. E sabe do que algumas delas mais gostaram de ler? “Sobre ética”, disse Eduardo Gabriel Martins, 7 anos, explicando que “ensina as pessoas a fazerem as coisas certas”.

Abner Alves Bertuchi, 7 anos, e Mari Sofia, 8 anos, também escolheram a ética como o assunto mais interessante para estudar, pois, segundo eles, “ensina a ser correto”.

Nesse ritmo contagiante, a informação é repassada contribuindo para a formação de uma sociedade melhor.

“É gratificante ver que acreditam que a educação pode mudar a sociedade, proporcionando perspectivas de uma vida melhor para todos, que é o que todos nós almejamos”, lembrou a secretária adjunta de educação, Débora Marques Villar.

Escolas participantes:

– EMEB Cel Octayde Jorge da Silva

– EMEBC Professora Hilda Caetano de Oliveira Leite

– EMEB Esmeralda de Campos Fontes

– EMEB Joana Dark

– EMEB Celina Fialho Bezerra

– EMEBC Nova Esperança

– EMEBC Udeney Gonçalves de Amorim

– EMEBC Novo Renascer

– EMEB Professora Gracildes Melo Dantas (única digital)

– EMEB Antônio Ferreira Valentim