Mobilidade Urbana / Controladoria em Foco
08 de Setembro de 2014 16h22
Controladoria atua para reduzir erros na administração municipal
O Projeto Controladoria em Foco está visitando todas as secretarias e órgãos da Prefeitura de Cuiabá e divulgando as instruções normativas que pretendem uniformizar a atuação da administração municipal em seu conjunto. O projeto que está em sua segunda edição, começou no final de agosto e deve se estender, segundo o controlador-geral Marcelo Bussiki, até o final deste ano.
Serão visitadas as 24 secretarias e órgãos públicos municipais. Nesta segunda-feira (08), a reunião aconteceu na Secretaria de Planejamento e Finanças. A ideia inicial era fazer uma reunião ampliada com a presença de servidores de todas as pastas.
No entanto, optou-se por reuniões segmentadas para que cada secretaria apresentasse suas particularidades, sugestões e até dificuldades quanto ao cumprimento das instruções normativas. “Fazendo isso nas próprias secretarias o trabalho rende mais e deixa os servidores menos inibidos em exporem as suas dúvidas”, garante o controlador.
Do ano passado até agora, a Controladoria emitiu 93 instruções normativas. “Essas instruções permitem que haja uma ampla transparência nas ações administrativas e é uma determinação do prefeito Mauro Mendes”, explica Bussiki.
O objetivo deste projeto, de acordo com ele, é diminuir as impropriedades quando a prestação de contas for encaminhada para apreciação do Tribunal de Contas do Estado. “Pudemos perceber que já a partir da primeira edição do projeto, diminuimos o número de impropriedades e erros administrativos”, afirma Marcelo Bussiki. Otimista, ele acredita que essas impropriedades vão cair ainda mais, pois não incorrerão em falhas anteriores.