Notícias

Esportes e Lazer / ATLETISMO

13 de Agosto de 2017 10h00

Contando com o apoio da Prefeitura, prova de rua alcança 1.500 participantes

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

Cercar de 1.500 corredores participaram na manhã deste domingo (13) da primeira edição da “Corrida dos Desbravadores”, na comunidade São Gonçalo Beira Rio. A competição é promovida pela Assessoria Esportiva Oxteam Runners, loja Maçônica, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), e da Policia Militar de Mato Grosso. O evento contou com a presença do prefeito em exercício de Cuiabá, Niuan Ribeiro.

Participaram da Corrida, atletas de ambos os sexos, a partir de 14 anos, para o percurso de 5 km, e a partir de 18 anos para o percurso de 10 km. A prova foi dividida entre as categorias, masculino, feminino, pessoas com deficiência, idosos acima de 60 anos e ainda uma categoria especifica para a Maçonaria. O evento ainda arrastou uma contrapartida social, pois parte da renda da inscrição e toda a taxa de estacionamento, onde era cobrado 1 kg de alimento não perecível, serão doadas ao Abrigo Bom Jesus de Cuiabá. 

Além disso, os primeiros lugares de cada categoria receberam um troféu exclusivo, produzido pelos ceramistas da comunidade ribeirinha. Para o prefeito em exercício, Niuan Ribeiro, a realização da corrida no local tem um significado especial. “Quero parabenizar a organização pela escolha do local, que já é um lugar conhecido pela nossa cultura, pela nossa gastronomia e agora também, pelo esporte. Estou muito orgulhoso de ter participado dessa que será a primeira de muitas edições”, comemora o prefeito, que finalizou os 5 km, em 36 minutos.

Um dos organizadores do evento, o policial civil Jackson Aureliano Rondon Mendonça, ressalta que sem a parceria da Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Obras e Secretaria de Comunicação, seria inviável a realização do evento.

“Este é um evento beneficente. Ano passado fizemos um boi no rolete e este ano decidimos pela corrida, onde o apoio da prefeitura foi primordial na nossa decisão. Para a disputa, abrimos três categorias e um grupo de maçons e, para premiar o grupo de elite conseguimos um patrocinador, para os primeiros lugares. Então, ideia foi fomentar a cultura, o turismo em torno do esporte” explicou Jackson.

Uma das equipes participante foi a “Team Supera Leverger”, de Santo Antônio do Leverger, que existente há um ano e é composta por 10 corredores entre homens, mulheres e idosos. O grupo tem como corredor de destaque, o aposentado Leonardo da Silva, de 66 anos, que ficou em 2º lugar na sua categoria, com 25 minutos e 10 segundos. “Eu estou muito satisfeito com a organização do evento, muito boa mesmo. Espero ter saúde para participar de muitas outras corridas, como esta, e quem sabe, ano que vem conquistar o primeiro lugar”, orgulhou-se o atleta.

A organização ainda, informou que realizará a segunda edição da corrida no mesmo local e período, no próximo ano, tornando-a parte do roteiro das corridas tradicionais da Capital.

 

 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.