Notícias

Saúde / Na zona rural

09 de Julho de 2016 08h27

Consultório Itinerante ultrapassa a marca de 2.400 atendimentos em um mês

MARIA BARBANT

Divulgação Secretaria de Saúde de Cuiabá

Arquivo

Desde que foi reativado e fez sua primeira ação no dia 7 de junho passado, o Consultório Itinerante da Secretaria Municipal de Saúde já realizou   2.491 atendimentos, em  nove comunidades da zona rural de Cuiabá.  Criado para prestar atenção integral à saúde da população das comunidades rurais e terapêuticas não atendidas nas áreas de abrangência das unidades da Estratégia Saúde da Família, e também para apoiar eventos, com resolutividade e qualidade nos serviços prestados, o Consultório Itinerante  tem um calendário de visitas já definido até outubro deste ano.

O serviço móvel de atendimento ambulatorial dispõe de um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista, e quinzenalmente visita as comunidades.

Em um mês de atividades, já foram visitadas as Comunidades Rurais de Coivaras (234 atendimentos), Raizama (451 atendimentos) Conquista I (205 atendimentos), Comunidade Terapêutica Paraíso (216 atendimentos), Comunidade Rural Conquista II/Gamaliel (399 atendimentos), Comunidade Terapêutica Tenda de Abraão (469 atendimentos). Comunidade Terapêutica Limiar (136 atendimentos), Comunidade Terapêutica Vau do Jaboque (133 atendimentos) e Comunidade Coivaras – 2º visitada (248 atendimentos).

A diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Deisi Bocalon, comemora os resultados positivos já alcançados pelo projeto isso porque segundo dados  levantados pela diretoria, a população cuiabana ainda possui  uma baixa cobertura, de 36% da Estratégia Saúde da Família (PSF’s) e 56% de  Unidades Básicas de Saúde. 

“Estamos trabalhando para atender esse percentual da população ainda não assistida, em especial nas comunidades da zona rural. Com o Consultório Itinerante estamos levando a essa parcela da população atendimento de qualidade e, ao mesmo tempo, fortalecendo  o atendimento básico de saúde”, destacou.

Por meio do Consultório Itinerante os profissionais da saúde oferecem os cuidados básicos à população, que ainda recebe medicamentos e orientações em educação e saúde. Os casos em que há a necessidade são feitos os encaminhamentos para outras especialidades e demais níveis de atenção. Durante a visita dos profissionais também são desenvolvidas ações de atenção e promoção à saúde.

A coordenadora do projeto, Francielly Leite  destaca que a ação fortalece o trabalho em rede em cada região de atendimento e o acompanhamento dessas famílias. “Por meio das visitas podemos intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta e ainda humanizamos as práticas de saúde através do estabelecimento de vínculos com a população”, destacou.

O projeto também prevê parcerias para o desenvolvimento de ações intersetoriais.

Outro importante objetivo do Consultório Itinerante é a coleta de informações sobre essa população, suas carências e necessidades, uma questão fundamental para o planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

Além dos atendimentos médicos, psicológicos, de enfermagem e farmacêutico a população recebe as vacinas do calendário nacional, entre elas febre amarela, hepatites A e B, HPV, Rotavírus, pneumocócica, tríplice viral e outras.

Também são realizadas coletas de material para exames laboratoriais.

Neste mês de julho o Consultório Itinerante fará atendimentos em comunidades já visitadas e também na Comunidade Terapêutica Lar Cristão Masculino (13/07), Comunidade Rural São Jerônimo (21/07), Comunidade Rural Assentamento Rio dos Médicos (25/07), essas pela primeira vez.