Notícias

Saúde / Benefício

20 de Junho de 2016 14h09

Consultório Itinerante realiza mais de mil procedimentos em menos de um mês

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O Consultório Itinerante da Secretaria de Saúde de Cuiabá estará nesta terça-feira (21), no assentamento rural Gamaliel. Também nesta semana, os técnicos retornam às comunidades rurais de Raizama, Conquista I e comunidade terapêutica Paraíso, para fazer a coleta de material para exames laboratoriais. Nesta segunda-feira (20), a equipe retornou na comunidade Raizama onde realizou 35 coleta de material  para exame de sangue.

Desde que o projeto foi retomado, no inicio deste mês, o Consultório Itinerante, já realizou um total de 1.017 atendimentos, dos quais 219 foram na comunidade rural de Coivaras, no ultimo dia 7; 416 na comunidade de Raizama (14), 192 na Comunidade Terapêutica Paraíso (17) e na comunidade Conquista I, foram 190 atendimentos.

 Durante a ação a equipe multiprofissional formada por dois médicos generalistas, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo e um agente administrativo realizam  consultas e atendimentos nas áreas médica, psicológica e de enfermagem. Também é feita vacinação e distribuição de medicamentos e, nos casos necessários, agendamento de consultas com especialistas, coleta de material para exames laboratoriais e distribuição  de Kits para higienização bucal, além de  palestras de orientação sobre saúde bucal.

A coordenadora do Consultório Itinerante, a enfermeira Francielly Maria Leite  explicou que o serviço móvel de atendimento ambulatorial tem como foco o atendimento da população das Comunidades Terapêuticas e da Área Rural que se encontram fora das áreas de abrangência da Estratégia Saúde da Família. “A ação obedece a um cronograma de visitas que devem ser quinzenais em cada uma das comunidades terapêuticas e rurais”.

“Nas comunidades, as atividades começam com uma entrevista inicial para anamnese. As pessoas recebem todo o tipo de orientação de saúde e higiene. Também  são curativos, retirada de pontos, inalação, vacinas, coleta de exames laboratoriais, coleta de citopatologia oncótica, ações em saúde bucal, e consultas médicas e de enfermagem.

Também serão distribuídos kits de higiene oral e material informativo sobre o projeto e com informações sobre prevenção, cuidado com a saúde; cartilhas e outros.

Segundo números revelados pela Atenção Primária a população cuiabana ainda possui uma baixa cobertura, de 36%, da Estratégia Saúde da Família (PSF’s) e 56% de Unidades Básicas de Saúde.

“Temos um percentual de pessoas desassistidas em especial nas comunidades da Zona Rural. Com o projeto estaremos levando atendimento de qualidade a essas populações e, ao mesmo tempo, fortalecendo o atendimento básico de saúde”, salientou  a diretora da Atenção Básica da SMS de Saúde de Cuiabá, Deisi Bocalon.

Nas comunidades a rotina das atividades inicia com uma entrevista para anamnese, orientação e promoção de saúde, realização de curativos, retirada de pontos, inalação, vacinas, coleta de exames laboratoriais, coleta de citopatologia oncótica, ações em saúde bucal, e consultas médicas e de enfermagem.

Além dos  kits de higiene oral são distribuídos  material informativo sobre o projeto e sobre prevenção, cuidado com a saúde; cartilhas e outros.

 Agenda do Consultório Itinerante 

 Terça-feira (21) - Assentamento Rural Gamaliel

Quarta-feira (22) - Coleta de material para exame de sangue na comunidade Conquista I

Sexat-feira ( 24) - Coleta de material para exame de sange na Comunidade Terapeutica Paraíso