Notícias

Saúde / Indo ao encontro

08 de Junho de 2016 14h13

Consultório Itinerante beneficia comunidades rurais

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Um total de 219 atendimentos foram realizados nesta terça-feira (7), na comunidade rural de Coivaras, a aproximadamente 90 quilômetros de Cuiabá. A comunidade, localizada no Distrito de Aguaçu (45 quilômetros de Cuiabá), reúne 300 famílias em três localidades, Altos do Jordão, Pico do Amor e Coivaras. Esta foi a primeira ação do projeto Consultório Itinerante,  iniciativa da Secretaria de Saúde de Cuiabá, que vai levar atendimento em saúde as comunidades rurais e terapêuticas.

Apesar do frio e da cerração que tomou a região, muitos idosos e crianças, foram a Escola Municipal Rural de Educação Básica Altos da Colina. Os atendimentos tiveram inícios por volta das 08h30min.

Dois clínicos gerais, um psicólogo, um enfermeiro,  dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, e um agente comunitário, participaram da ação.

Segundo o balanço feito pela Diretoria de Atenção Básica, foram realizados 43 atendimentos clínicos,  05 atendimentos psicológicos; 10 procedimentos de enfermagem; orientação em saúde bucal e distribuição de 50 kits. Durante o dia foram ministradas ainda 04 vacinas HPV, 12 de hepatite B, 12  difteria e tétano, 09 contra Febre Amarela e realizados 43 pré-consultas  em várias especialidades.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Deisi Bocalon, explicou que o  projeto que tem por objetivo levar atenção integral à saúde da população da Zona Rural e das Comunidades Terapêuticas,  que até então estavam fora das áreas de abrangência da Estratégia Saúde da Familia. “O modelo de atendimento é o dos PSF’s mas é um serviço móvel, de atendimento ambulatorial, que vai atender aquelas comunidades ainda desasistidas”, explicou Deisi Bocalon.

O projeto tem um cronograma que prevê a principio, visitas intercaladas  entre comunidades rurais e comunidades terapêuticas e um intervalo de retonorno de 15 dias. “Essa é a nossa proposta inicial. Agora, depois desse primeiro atendimento na comunidade rural de Coivaras vamos avaliar e fazer os ajustes necessários para então definirmos uma serie de  questões”, salientou a diretora.

Segundo a primeira avaliação da equipe, os resultados foram bons. O projeto, devido à sua flexibilidade, tem como atender as diferentes comunidades da zona rural e ainda ser fundamental para que possam ser feito um mapeamento de todo o Cinturão Verde de Cuiabá.

A ação contou com o apoio do Lions Clube que fez um levantamento da demanda na região por consultas nas áreas de oftalmologia, urologia, cardiologia e ginecologia.

Após esse primeiro atendimento em Coivaras, o projeto  Consultório Itinerante visita uma comunidade ainda a ser definida.

 Beneficios

Para a população o Consultório Itinerante vai beneficiar muitas comunidades que hoje em razão da distancia, tem dificuldades de acessar a saúde publica.

O presidente da Associação dos Mini e Pequenos Produtores Rurais Alto da Colina, Luiz   , um dos fundadores da comunidade, elogiou a iniciativa. “Desde agosto não tínhamos a visita de um médico. Nossa comunidade tem muitos idosos e crianças e muitas dificuldades em sair daqui”, disse ele.

Neudi Domingos Cozer, também há 20 anos morando na região e sua esposa Lurdes Cozer também comemoraram a ação. “A ideia vai ajudar quem precisa”, disse ela.

Marilene Pinho de Arruda levou seu filho de 7 meses para consultar e atualizar as vacinas de rotina. “Para nós que moramos aqui, é uma boa oportunidade”. Com filho pequeno ela explica que fica difícil vir a Cuiabá, em busca de consulta.

A comunidade tem um posto de saúde recém reformado, que deve ser utilizado nas próximas ações do Consultorio Itinerante e também quando a equipe do distrito de Aguaçu, for a região.