Notícias

Governo / DESENVOLVIMENTO

13 de Julho de 2023 08h56

Construída pela Prefeitura na atual gestão municipal, a UPA Leblon tem capacidade de atender até 10 mil pacientes por mês

ROBERTA PENHA

Luiz Alves

Arquivo

Abandonada na gestão anterior como uma estrutura inacabada, a construção da UPA Leblon foi retomada pela Prefeitura durante a atual gestão municipal e praticamente concluída no final de 2022, com 99% da obra finalizada, restando apenas alguns pequenos detalhes para sua total conclusão. A construção da UPA Leblon teve início em abril de 2016 e quando Emanuel Pinheiro assumiu o cargo de prefeito, menos de 10% da obra estava concluída.

A UPA Leblon, classificada como uma unidade de porte 3, irá atender uma área que abrange cerca de 200 mil habitantes, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Com a inauguração desta unidade localizada na região Leste, todas as regiões de Cuiabá passarão a contar com uma UPA. "Com a abertura da UPA Leblon, Cuiabá terá quatro UPAs, o que possibilitará o atendimento de uma população de aproximadamente 800 mil habitantes. Considerando que Cuiabá possui pouco mais de 600 mil habitantes, teremos uma oferta excedente, preparando a saúde pública da capital para os próximos 10 a 20 anos na Atenção Secundária”, comentou o prefeito.

A construção da quarta UPA da cidade e a segunda construída pela atual gestão municipal, recebeu um investimento de aproximadamente 6,9 milhões de reais e foi acompanhada de perto pelo secretário de Obras Públicas e vice-prefeito, José Roberto Stopa. "Estivemos constantemente na obra, visitando-a e acompanhando de perto cada detalhe construído. A UPA Leblon será uma unidade de extrema importância para a população, que merece ter acesso a serviços de saúde municipais de qualidade, com toda a assistência médica e estrutura necessária, seguindo os padrões de nossa administração", afirmou Stopa.

Conforme o projeto da atual gestão municipal, a UPA Leblon teria como diferencial a implementação da segunda unidade do Espaço de Acolhimento da Mulher Vítima de Violência na cidade, seguindo o modelo já implantado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A ideia do espaço era o de oferecer atendimento de saúde, apoio psicológico, assistência social e suporte jurídico.