Notícias

Mobilidade Urbana / MOBILIDADE URNANA

11 de Outubro de 2022 11h35

Consórcio C.S Mobi está apto a realizar obras do Mercado Municipal e gerenciar estacionamento rotativo

FERNANDA LEITE

Davi Valle

Arquivo

O setor de Licitações e Contratos da Prefeitura de Cuiabá considerou o Consórcio C.S Mobi, formado pelas empresas: Areatec – Tecnologia e Serviços LTDA; Promulti Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente LTDA e a CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais LTDA, apto a realizar a implantação do estacionamento rotativo na área urbana cidade e a construção do Mercado Municipal Miguel Sutil, localizado na Avenida Isaac Póvoas.

O próximo passo será a homologação do contrato e posteriormente, o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, dará a ordem de serviço. A implantação do sistema de estacionamento contará com 85 parquímetros, com previsão de ampliação para mais 46 e cinco estações inteligentes para bicicletas com 10 vagas cada. Também está prevista a implantação de 2.600 vagas de estacionamento rotativo no Mercado Municipal com a ampliação para cinco mil vagas futuramente em Cuiabá.
"O prefeito Emanuel Pinheiro deve conceder essa ordem de serviço na semana que vem.  Emanuel Pinheiro teve a coragem de realizar essa licitação para concluir esse projeto e implantar esse sistema de estacionamento rotativo e que vai oxigenar o centro e quem ganha com isso é a população. Já temos sensores que estão sendo instalados para testes no Centro. E os parquímetros irão funcionar com moeda ou cartão de crédito para estacionar por uma hora naquela vaga. A gestão Emanuel Pinheiro está preocupada em melhorar a região central e devolver esse espaço revitalizado como uma atração turística que resgata um local que faz parte da história de Cuiabá", explicou o adjunto de Licitações e Contratos, Agmar Divino Lara de Siqueira, que é o presidente da Comissão Permanente de Licitação de Cuiabá.
 
A implantação do sistema do estacionamento rotativo é uma reivindicação antiga da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e do comércio em geral da capital, e somente na atual gestão está sendo possível retirar esse projeto do papel. A operacionalização do sistema ocorrerá de forma automatizada, por meio da utilização do aplicativo Digipare e parquímetros. Já o monitoramento e fiscalização da rotatividade, serão efetuados por dois veículos equipados pelo sistema OCR, em tempo real. A proposta adotada pela gestão Emanuel Pinheiro é semelhante a utilizada em países da Europa, por exemplo, e torna a mobilidade urbana da cidade mais eficaz.
Todo procedimento é consolidado via Parceria Público-Privada (PPP), formalizada por meio da concorrência pública nº 005/2022.