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Saúde / TRANSPARÊNCIA COMPROVADA

09 de Agosto de 2018 08h09

Conselho Municipal de Saúde comemora transparência em eleição para Ouvidor do SUS

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Dando sequência ao princípio da transparência, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) elegeu o Ouvidor do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá, que conduzirá os trabalhos no próximo biênio (2018-2020). 

A eleição, que aconteceu na terça-feira (07), durante reunião extraordinária do CMS, reelegeu a então ouvidora Sheila Chrislaine com 13 votos. Outros três candidatos concorreram à vaga, sendo eles, o administrador e representante comunitário, Dorival Carnelosse Filho, que obteve um voto, a fisioterapeuta Graziela Fernanda Zungalli Villela, com um voto, e a também fisioterapeuta e servidora da Secretaria Municipal de Saúde na Atenção Secundária, Lívia Machado, com três. 

A eleição ocorreu de forma secreta, em cédula confeccionada e devidamente rubricada pela Comissão Eleitoral, sendo que cada conselheiro e ou entidade teve direito a um voto, como prevê a Lei Complementar nº 094, de 03 de julho de 2003, o Regimento Interno do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e ainda a Resolução 21/99/CMC, de 06/07/99. 

Ressaltando que a Ouvidoria funciona como um importante instrumento de controle, monitoramento e avaliação dos serviços prestados à população, o vice-presidente do Conselho de Saúde, Julio Cezar Garcia, parabenizou o brilhante processo democrático proporcionado pelos candidatos e pelas 18 de 20 instituições presentes. 

“O CMS finalizou esse processo eleitoral de forma democrática e com transparência, reforçando nosso compromisso com a construção de um padrão de atenção humanizada que conte com a participação popular e o controle social, visando o fortalecimento do Sistema Único. E este resultado assinala o papel indispensável que a Ouvidoria tem neste processo de construção, pois este meio de comunicação direto com a população funciona verdadeiramente como um termômetro para o gestor, que pode compreender melhor os problemas e as soluções para os mesmos”, frisou. 

Ao dar posse à eleita, a conselheira Leila Maria Boabaid destacou a importância de cada concorrente nesse processo eleitoral. “Cada candidato trouxe para este pleno sua vontade de contribuir com a melhoria dos serviços prestados aos usuários do SUS e para nós conselheiros isso é gratificante. Por esta razão gostaria de convidar a cada um de vocês que continuem levantando a bandeira do sistema único, pois a população cuiabana merece e precisa do apoio de gente que tem o desejo de contribuir de verdade com a formação de boas políticas de Saúde”. 

Já a Ouvidora Sheila Chrislaine Rodrigues Moura agradeceu aos 13 votos conquistados. “Cumprindo o papel de encaminhar as demandas do cidadão, a Ouvidoria de Saúde de Cuiabá registrou uma significativa redução no índice de insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde. Nossa meta agora é avançar nas melhorias, honrando cada apoio recebido”, finalizou.

 

Quais reclamações podem ser levadas ao conhecimento da Ouvidoria e como acioná-la?

Em qualquer situação, o cidadão que se sentir prejudicado na garantia de seus direitos com relação aos procedimentos de saúde pode acionar a Ouvidoria, seja para assegurar a celeridade nas marcações de consultas, exames, cirurgias, medicamentos ou para fazer alguma reclamação a respeito de supostas má condutas de servidores públicos.

É importante destacar que a instituição não é um órgão executor e sim fiscalizador. Dessa forma, a Ouvidoria não tem o poder de marcar consultas ou outros procedimentos do gênero. Ressalta-se também que ao contrário dos demais serviços que poderão ser realizados pelo telefone, as reclamações contra servidores só poderão ser efetuadas pessoalmente e com a identificação do reclamante - obedecendo ao artigo 5º da Constituição Federal, que veta o anonimato nestes casos e oferece ao acusado o direito de defesa.

Os processos registrados são analisados e as demandas encaminhadas ao gestor responsável, que terá um prazo de cinco dias úteis para dar retorno. Após isso, a Ouvidoria tem 30 dias úteis para passar o encaminhamento da solução do problema ao reclamante. Os procedimentos que não fazem parte da governabilidade da Ouvidoria - como a falta de informações, orientações e home care - são encaminhados para os coordenadores responsáveis, para serem resolvidos. 

Para facilitar o acesso do cidadão, a Ouvidoria disponibiliza os contatos 0800-645 7885 e ainda os números 3617-7329 e 3617-7384, além do e-mail ouvidoria.saude@cuiaba.mt.gov.br.

Além da central de atendimento da Ouvidoria SUS, localizada na sede da SMS, na Rua General Aníbal da Matta, 139 – Duque de Caxias I, o órgão possui mais três postos de atendimento.

Confira:

Ouvidoria Posto Central de Regulação (CER)– SUS, na Rua 13 de junho, esquina com Avenida Dom Bosco - Centro. Horário de atendimento: 08h às 17h. Telefone: 3623-6648 

Ouvidoria Posto Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, na Avenida General Valle, 192 – bairro Bandeirantes. Horário de atendimento: 08h às 17h. Telefone: 3617-7857

Ouvidoria Posto UPA – Norte, no bairro Morada do Ouro, na Avenida Tancredo Neves, 631. Horário de atendimento: 08h às 17h. Telefone: 3645-5740