Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
22 de Junho de 2015 17h40
Conselho lança cartilha para orientar pessoas com deficiência
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou nesta segunda-feira (22), uma cartilha para orientar os portadores de deficiência sobre os direitos, associações, serviços e ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá.
O material foi entregue em primeira mão ao prefeito Mauro Mendes, que aprovou a iniciativa e destacou a necessidade de se discutir e propor cada vez mais políticas públicas que evitem a segregação.
“A realidade vivenciada pelas pessoas com deficiência ainda é marcada por muitas dificuldades, entre elas a falta de inclusão social. Por outro lado, muitas pessoas fazem trabalhos de forma voluntária, mas não podemos esquecer que este cenário precisa de muito mais e estamos dispostos a ajudar no que for preciso”, afirmou o prefeito.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio de Souza Amaral, foram confeccionados 3 mil exemplares que vão ser distribuídos em conferências, reuniões do Conselho e unidades de atendimento.
“Nossa preocupação neste primeiro momento foi prestar informação rápida e precisa, além de mostrar para estas pessoas que elas não estão desamparadas. Cuiabá é uma cidade que produz e os deficientes podem contribuir neste processo. Queremos agradecer e parabenizar a Prefeitura pelo apoio”, disse Antônio.
O secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior,ressaltou o trabalho realizado em conjunto com o Conselho e como a cartilha pode contribuir para mudar a concepção das pessoas.
“Além de fazer chegar à informação para as pessoas, mostramos os convênios com as secretarias, destacamos a capacidade das pessoas e a importância de as tratamos como cidadãs.Esta ação em parceria tem papel fundamental dentro das políticas que temos que conduzir”, concluiu José Rodrigues.