Saúde / GESTÃO/SUS
23 de Março de 2017 10h33
Conselho de Secretários elenca prioridades para o ano de 2017
Financiamento, Transporte Sanitário, Pactuação Interestadual, Assistência Farmacêutica e Complexo Regulador são os cinco pontos prioritários elencados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), para este ano. As prioridades foram pactuadas pelos gestores na primeira reunião da nova diretoria do Conselho - eleita para o biênio 2017/2019 -, realizada no último dia 09 de março. A reunião fez parte da programação do XX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde.
A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo faz parte da nova diretoria do Conselho e durante o Encontro do COSEMS-MT esteve presente participando ativamente das discussões.
Durante o evento ela falou sobre as propostas da atual gestão de Cuiabá visando a reestruturação da saúde visando a humanização do atendimento em todos os níveis, o melhor gerenciamento dos serviços desde a atenção básica até a hospitalar e a Regulação.
“Temos que planejar a Saúde da capital com um olhar voltado para a população de todo o estado de Mato Grosso já que é em Cuiabá que se concentram os procedimentos mais especializados. Precisamos também fortalecer a Baixada Cuiabana, como polo e referencia estadual. Para isso precisamos pensar questões como o financiamento, pactuação e a regulação, fundamentais para alcançarmos nossas metas”.
Durante o XX Encontro do COSEMS-MT, Elizeth Araújo em vários momentos falou sobre as medidas que já estão sendo tomadas pela gestão no sentido de reestruturar os servidos oferecido à população. Entre eles a estruturação da equipe do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá inclusive com a criação de duas diretorias dentro da unidade – a diretoria médica e de enfermagem para urgências e emergências e a diretoria hospitalar -, o projeto que se encontra em fase de conclusão, do plano de segurança da unidade, o mutirão na Central de Regulação para atualização das filas e dimensionamento das demandas, o processo de negociação junto aos parceiros para abertura de novos leitos hospitalares e a revisão dos contratos de serviços com os hospitais filantrópicos e privados no sentido de atender as demandas da população, são algumas delas. .
Também já estão em andamento as capacitações de 200 servidores no Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS, e cursos de Especialização Lato Sensu oferecidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), voltado para os profissionais da saúde que atuam no SUS, instituições conveniadas e de ensino com programas de residência e também para as instâncias do Controle Social (Conselhos de Saúde), ações que pretendem promover as mudanças necessária na gestão da Saúde, com o olhar voltado para o trabalhador e o usuário e outros.
Em relação aos temas considerados prioritários, a decisão foi consensual pela diretoria. O Financiamento, por exemplo, será desdobrado em três elementos: Regularização dos repasses, e o financiamento da Atenção Básica e dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP).
“Os municípios fazem milagres sem os repasses estaduais, porém, não estamos conseguindo manter o SUS sem o investimento que cabe ao Estado”, esclarece a diretora. Silvia Regina Cremonez Sirena presidente do COSEMS/MT.