Esportes e Lazer / Balanço
10 de Dezembro de 2015 14h46
Conselho de Desporto e Recreação fecha o ano com avanços
O Conselho Municipal de Desporto e Recreação Pública (Comderp),realizou nesta quarta-feira (9), a confraternização de encerramento e balanço das atividades referentes a 2015. Mantido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, tem a principal atribuição de fazer cumprir os preceitos da lei relativos ao desporto municipal.
O secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo e presidente do Comderp, Alberto Machado, avalia que o conselho deu passos importantes no decorrer de 2015, no sentido de se consolidar como instituição. Segundo ele, o prefeito Mauro Mendes entende e reconhece a seriedade, “tanto deste como de todos os conselhos municipais”, disse Alberto Machado.
“Foi um ano muito difícil mais ao mesmo tempo produtivo. Aprendi muito neste meu primeiro ano de Comderp, que presidi com muita honra. Tenho certeza que 2016 será bem melhor. Já estamos trabalhando para termos um orçamento bem mais ampliado no ano que vem”, afirma o secretário.
Entre os assuntos discutidos neste ano destacam-se o Bolsa Atleta, um programa municipal que visa apoiar técnica e financeiramente jovens, acima de 12 anos, que tenham potencial esportivo. A minuta de proposta foi elaborada pelo Comderp e está em fase de análise pela Procuradoria Geral do Município (PGM).
Como representante do prefeito Mauro Mendes no conselho, o professor Edson Luiz Manfrim, destacou a participação da sociedade civil na gestão pública. “Não foi o ano ideal, mas concluo como bons os avanços que tivemos, principalmente no cadastramento das entidades, como o Instituto dos Cegos e o Instituto Vicente Lenilson, que à partir de agora ficam habilitados a buscar recursos financeiros para suas ações”, avalia Manfrim.
O conselho foi reativado pela atual gestão municipal e funciona como um órgão colegiado de caráter consultivo, normativo e de assessoramento da comunidade esportiva cuiabana. Ele é composto por 13 membros, incluindo a presidência. Os representantes atuam na Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, entidades municipais de administração do desporto, federações, ligas esportivas e entidades de prática do desporto amador.