Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
19 de Março de 2012 09h28
Conselheiros tutelares de Cuiabá terão brasão de identificação
Os trinta conselheiros tutelares que atuam em Cuiabá irão trabalhar, a partir desta semana, munidos com um brasão de identificação, semelhante ao que é empregado pelas Polícias Judiciário Civil de Mato Grosso e Federal. A solenidade de entrega dos brasões foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Cuiabá (CMCDCA) de Cuiabá, na sexta-feira (16-03).
Para o conselheiro Rivail de França Barboza, que atua no 5º Conselho (Coxipó), o brasão será mais um instrumento de fortalecimento do importante trabalho prestado à população. “Ainda nos deparamos com situações em que a família questiona nossa autoridade. Esse é um importante momento de reconhecimento por todo o trabalho realizado”.
No ano passado, a somatória de atendimentos realizados pelos seis Conselhos Tutelares de Cuiabá (Centro, Coxipó, Planalto, Pedra 90, CPA e Santa Isabel), perfaz o montante de 10.150 atendimentos.
O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMCDCA), Jader Pereira, pontuou que existe uma grande preocupação no processo formativo dos conselheiros para que desempenhem seus papéis. “Ainda existem problemas a serem vencidos, mas estamos diante de um novo cenário. Posso dizer que vivenciamos anos acéfalos, mas agora chegou um novo momento”, citou sobre as ações implementadas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da SMASDH, para a reestruturação física e de logística dos Conselhos.
“Em pouco mais de seis meses, com muito esforço e empenho conseguimos grandes vitórias. O prefeito Francisco Galindo já aprovou um amplo pacote de reformas e aguardamos o cronograma de execuções. Quanto a unidade do Santa Isabel, já assinamos contrato para locação e daremos início a vistoria para entrega do imóvel. Quanto ao Planalto, solicito a vocês que nos ajudem, na localização de um novo espaço”, a fala é da secretária de Assistência Social da capital, Regina Kaizer.
Desde o final de 2011, a Prefeitura de Cuiabá vem trabalhando para a reestruturação dos Conselhos Tutelares, promovendo adequações físicas em quatro unidades, à exceção do Santa Isabel e Planalto que funcionavam em espaços locados cujos contratos encontravam-se em processo de finalização.