Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

07 de Outubro de 2022 08h20

Conselheiros participam de Curso de Formação e Capacitação voltado à política municipal de assistência social

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

Teve início nesta quinta-feira (06), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, o curso de formação e capacitação dos conselheiros municipais da assistência social e conselhos de direitos vinculados à política municipal de assistência social. O encontro tem como objetivo promover aos participantes a reflexão sobre seus papéis e funções como membros integrantes de acordo com a legislação vigente e orientações técnicas.

O evento é fruto de parceria firmada com a Pia Sociedade de São Paulo (PAULUS) que sempre contribui com os avanços da política de Assistência Social em Cuiabá. As atividades seguem também nesta sexta-feira (07), em período integral. "Conselhos de Direitos e o Controle Social no SUAS" é o tema escolhido.

“É com grande alegria estarmos reunidos de forma presencial, depois de muito tempo de mantermos esses encontros à distância e de forma virtual. Desde que assumimos a gestão do Conselho, tivemos essa preocupação de aprimorar, resgatar, fomentar novos conhecimentos. Esses encontros servem para troca de experiências e vivências. É a democratização do saber. Podemos dizer que temos como principal bandeira, a capacitação e formação para um atendimento de excelência aos usuários”, disse a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Joyce dos Santos.

O coordenador de Assistência Social da Paulus, Alessandro Tiezi agradeceu pela oportunidade de mais essa parceria a fim de contribuir com essa atividade qualificadora. “Teremos dois dias para pararmos e refletirmos sobre o que de fato fazemos e o que devemos fazer dentro de um Conselho Municipal. Estaremos dialogando com os conselheiros, a fim de que eles possam apresentar os trabalhos que são desenvolvidos, o que precisa melhorar ou até mesmo acrescentar na rotina”, explicou.

Logo no início, os conselheiros foram convidados a fazerem uma autoavaliação, sobre a forma de que estavam se empenhando para adquirir ao máximo novos conhecimentos. “Os cursos de formação começam no momento em que somos informados sobre o evento. Se estamos dispostos a melhorar, crescer e desenvolver. Queremos promover a articulação dos Conselhos da Assistência Social com outros conselhos (educação, saúde e defesa de direitos), visando à integração de esforços, a qualificação das atenções e a garantia de direitos”, afiançou a palestrante e representante da Pia Sociedade de São Paulo (PAULUS), Silvia Aline Silva Ferreira.