Educação / Encontro
05 de Setembro de 2014 11h43
Conselheiros de Educação se reúnem para discutir melhorias para o setor
Conselheiros municipais e estaduais de Educação dos Estados da região Centro-Oeste estão reunidos em Cuiabá para discutir melhorias para o setor. As discussões estão sendo realizadas no 3º Encontro dos Conselhos de Educação da Região Centro-Oeste.
O evento conta com a participação de membros dos conselhos municipais de Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Ponta Porã (MS) e dos Conselhos Estaduais de Educação dos respectivos Estados, além de representantes do Ministério da Educação (MEC).
O Encontro é uma realização da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), do Ministério da Educação (MEC), além dos conselhos municipais e estaduais.
Durante a abertura do evento, que ocorreu na noite desta quinta-feira (4), o coordenador da Sase, Geraldo Grossi, destacou a importância da realização do encontro para discutir estratégias pertinentes à Educação em todo o país.
“Este encontro é regional, mas o movimento está acontecendo no Brasil inteiro e visa discutir os sistemas de ensino frente ao Plano Nacional de Educação, o papel e as principais atribuições dos conselhos municipais e estaduais, a valorização do profissional e o financiamento e qualidade da educação”.
O transporte escolar de crianças de 4 e 5 anos, também foi destacado por Geraldo Grossi. Segundo ele, essa é uma preocupação dos municípios de todo o país, pois conforme determina o Plano Nacional de Educação, os municípios têm até 2016 para universalizar a educação infantil nessa faixa etária, mas não prevê como deverá ser feito o transporte dessas crianças.
“A lei exige o transporte delas em cadeirinha, mas os ônibus escolares não são equipados para isso”, observou o coordenador do Sase.
O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, que também é presidente da Undime Mato Grosso, reafirmou a importância do encontro, principalmente para os municípios. “Algumas metas do Plano Nacional de Educação são dirigidas diretamente aos municípios, como a universalização da educação infantil. O encontro ajuda a fortalecer essas discussões e encontrar caminhos para melhor cumprir essas metas”.
Para a presidente da Uncme, Gilvania Nascimento, além da construção dos planos municipais, que precisam ser elaborados em um ano, outra preocupação é o papel dos conselhos diante dessa questão no âmbito nacional. “A organização desse encontro contribui para ajustar essas discutições”.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Educação e da Uncme Mato Grosso, professora Regina Lúcia Borges, o momento é muito importante para a construção do sistema de ensino dos Estados e Municípios para consolidar cada vez mais a educação no país. “Precisamos debater em busca de um caminho em que possamos avançar no setor”.