Saúde / METAS
09 de Julho de 2015 17h57
Conferência Municipal de Saúde foca na qualidade de vida
A 11ª Conferência Municipal de Saúde começou nesta quinta-feira (09) e contou com a presença do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, do secretário Municipal de Saúde, Ary Soares Junior e da secretária-adjunta Estadual de Saúde, Silvana Kruger. O tema escolhido para este ano foi: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.
Neste segundo dia do evento nesta sexta-feira (10), acontecem debates e rodas de discussões sobre as demandas que devem ser transformadas em projetos.
As principais demandas foram previamente apresentadas nas conferências regionais, realizadas em oito etapas diferentes, quatro na zona rural e outras quatro em cada área de Cuiabá (norte, sul, leste e oeste) aonde foram debatidas as demandas de cada região.
O evento segue durante todo o dia no Hotel Fazenda Mato Grosso e conta com a participação de aproximadamente 400 participantes. Este evento é uma das etapas preparatórias para o encontro Estadual que acontece em setembro, depois acontecerá o Nacional.
“Certamente o tema da saúde é espinhoso mas, por mais difícil que seja, ninguém pode fugir desse debate. É importante dizer que cada um, não importa o seu papel, está aqui fazendo a sua parte”, disse na abertura o prefeito Mauro Mendes.
A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado (ADACS-MT), Dinorá Magalhães conta que desde 1995 participa das Conferências e que esta é a primeira vez que um prefeito participou do encontro.
“Esta Conferência com certeza é diferenciada das anteriores, pois além das propostas serem mais interessantes, a presença do prefeito mostra que ele realmente está preocupado em cuidar da saúde de Cuiabá”, disse a presidente. O secretário Ary Soares Junior destaca a importância das pessoas se preocuparem em cuidar um dos outros.
“Cuidar do outro é a única coisa que de fato vale a pena e isso todos aqui são dedicados e preparados para fazer e não tenho dúvidas de que fazem o seu melhor, dentro das condições possíveis”, diz Ary.
Ele ainda ressalta que é através da Conferência que poderá ser elaborado um plano de ação efetivo para a saúde.
“Este momento é o mais importante da política pública de saúde no Brasil e é uma maneira democrática de debater este tema, pois conta com a participação da sociedade em geral, trabalhadores da saúde e gestores”, afirmou o secretário.
Wilson Cutas, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias (Sintrace-MT), aponta que esta é uma oportunidade que o usuário tem de sentar e debater as necessidades aos coordenadores e conselheiros que futuramente vão direcionar as demandas aos gestores.
Clique AQUI e confira as fotos