Notícias

Saúde / Rumos

13 de Julho de 2015 12h10

Conferência da Saúde aprova 292 propostas e elege 24 delegados

CAMILA PAULINO

Durante dois dias (09 e 10 de julho), centenas de pessoas que representavam os servidores da saúde, usuários e gestores, discutiram na 11ª Conferência Municipal de Saúde, as propostas para melhorar a qualidade da saúde pública em Cuiabá. A conferência teve como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro".

 

No encontro 292 propostas foram aprovadas e eleitos os 24 delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde que acontece em setembro.  Eles representam o governo municipal, trabalhadores da saúde e usuários do sistema.

 

No primeiro dia de evento compareceram cerca de 400 pessoas. No segundo dia da Conferência foram mais de 12 horas de debate, onde 500 pessoas discutiram as propostas das oito horas da manhã até às 21h.

 O secretário Municipal de Saúde, Ary Soares Junior, esteve presente nos dois dias do evento. Na ocasião ele comentou a importância deste evento para a criação e implantação de medidas voltadas à saúde.

“Este é um momento democrático aonde centenas de pessoas que representam as mais diversas áreas podem discutir as medidas e os rumos que a saúde deve tomar”, afirmou Ary.

 

De acordo com a conselheira municipal de saúde, Leila Boabaid, a participação massiva dos usuários, movimentos sociais e trabalhadores da saúde foi a maior riqueza do encontro.

“A Conferência é a maior expressão da democracia quando se fala da construção de políticas públicas para a saúde. Implantada há mais de 20 anos é uma forma ascendente de participação na formulação de propostas para as 3 esferas do governo”, afirmou a conselheira.

 

Desta vez a maior demanda de propostas estava relacionada à atenção básica, com o objetivo de melhorar à qualidade de vida das pessoas, atuando na prevenção de doenças e acidentes. Estas propostas devem ser encaminhadas pelos delegados eleitos para a Conferência Estadual.

 

Sistematização

As principais demandas foram previamente apresentadas nas conferências regionais, realizadas em oito etapas diferentes, quatro na zona rural e outras quatro em cada área de Cuiabá (norte, sul, leste e oeste), onde foram debatidas as demandas de cada região.

 

A organização do evento consolidou as propostas em 3 eixos: Gestão Participativa, Gestão do SUS e Modelo de Atenção. No segundo dia de conferência os participantes e delegados reunidos em 3 grandes grupos discutiram cada item das demandas.

 

Após cada equipe elencar as prioridades, estas propostas foram consolidadas e encaminhadas à plenária final, onde somente os delegados tinham poder de voz e voto. Os demais participantes tinham o direito apenas à voz.