Saúde / Alternativas saudáveis
11 de Novembro de 2015 09h33
Comunidade e profissionais da saúde participam de Semana de Práticas Integrativas e Complementares
Prossegue nesta quarta-feira (11), no Horto Florestal “Tote Garcia”, a I Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O evento, destinado aos profissionais de saúde das quatro regionais da capital, estudantes e comunidade em geral, tem por objetivo sensibilizar os gestores e apresentar a unidade que se encontra em fase de implementação visando se tornar uma referência no atendimento e capacitação dentro desse segmento.
A Unidade de Referência de Práticas integrativas e Complementares já atende um pequeno numero de usuários em vários segmentos como a homeopatia, fitoterapia, plantas medicinais, terapias de roda e alimentos funcionais e, a ideia é ampliar esse atendimento, aos servidores públicos de forma geral e da saúde em especial.
Na terça-feira (10), durante a abertura do evento, o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, acompanhado do procurador-geral do município, Rogério Gallo e do secretário-adjunto de Assistência, Daoud Mohd Khamis Abdallah, falou sobre a importância da implementação da unidade, uma ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Obras. “As práticas integrativas e complementares estão previstas como mais um serviço a ser ofertado pelo SUS e constituem um passo importante no estabelecimento de políticas que garantam a integralidade na atenção à saúde.”, salientou.
O procurador-geral de Cuiabá, Rogério Gallo, destacou a importância de se ter na capital um espaço para a prática da medicina tradicional e parabenizou a equipe pela iniciativa. “Temos que incorporar as práticas integrativas e complementares aos cuidados de saúde visando promover o bem estar da população”.
Segundo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNIC), no SUS, a implementação desse serviço envolve justificativas de natureza política, técnica, econômica, social e cultural e atende, sobretudo, à necessidade de se conhecer, apoiar, incorporar e implementar experiências que já vêm sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios e estados, entre as quais destacam-se práticas como Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia, entre outras. Durante a PCS, que acontece até a próxima sexta-feira (13), das 08 às 12 horas, estarão sendo realizadas atividades e demonstrações em homeopatia, acupuntura (auriculoterapia), fitoterapia, terapia corporal, massagens, arte-terapia, arte em tempo real, entre outras.
Também está prevista na programação trilhas guiadas, visita ao viveiro de plantas medicinais e mini-oficinas de aromaterapia, alimento funcional e chás medicinais.
A I Semana de Práticas Inegrativas e Complementares em Saúde conta com o apoio de vários parceiros entre eles a Secretaria de Meio Ambiente do Município e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além dos profissionais que desenvolvem as práticas integrativas.
Serviço
I Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – SUS/SMA/Cuiabá
Data: 10 a 13 de novembro
Horário: 08h00 às 12h00
Local: Horto Florestal Tote Garcia, Rua Ivan Rodrigues Arrais, Coxipó
Informações: 3313 3158