Notícias

Educação / Setembro com Mais Educação

26 de Setembro de 2014 16h52

Comunidade do Pedra 90 prestigia evento do programa Mais Educação

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 1,5 mil pessoas, entre alunos, professores e pais, estiveram presentes nesta sexta-feira (26) na praça Cultural do bairro Pedra 90, para prestigiar o projeto Setembro com Mais Educação. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu alunos de 16 escolas municipais da regional Sul para comemorar os seis anos de implantação do Programa Mais Educação. 

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, pelo menos 16,4 mil alunos são atendidos pelo programa nas escolas da rede municipal, mas a intenção é potencializar esse atendimento em pelo menos 50% dos alunos. “Este é um dos programas realizados pela rede municipal que temos o maior carinho, pois sabemos dos resultados positivos que ele tem dado aos alunos”, disse o secretário. 

“O sucesso do evento mostra as coisas brilhantes que nossos alunos são capazes de fazer e tudo isso é possível porque nossos profissionais fazem um bom trabalho”, observou a secretária-adjunta, Marioneide Kliemaschewski.

Cada escola escolheu uma das oficinas desenvolvidas com os alunos para apresentar no evento, entre elas a de dança, teatro, capoeira, siriri, coral, balé e música.

Participaram do evento as escolas Gastão de Matos Muller (dança e cantiga de roda); Ministro Marcos Freire (teatro); Tereza Benguela (balé); Padre Pombo (dança); José Torquato (dança de siriri); São Sebastião (capoeira); Onofre de Oliveira (coral); Francisco Pedroso (coral) Darcy Ribeiro (dança); Joana Dark (dança); e as escola rurais Novo Renascer (dança) e Herbert de Souza (coral). 

As escolas Jesus Criança, Maria Dimpina, Ana Tereza Arcos Krause fizeram a abertura do evento com apresentações de fanfarra e banda musical. 

“Eventos como esse são muito importantes para a socialização dos alunos, principalmente para os mais tímidos que precisam ter esse contato com outros alunos. Além disso, é positivo também para os professores, pela troca de experiências”, ressaltou a diretora da escola Gastão Muller, Maria Rita Martins.

“Por serem lúdicas, as oficinas atraem a atenção e a concentração dos alunos e isso contribui para o ensino-aprendizado”, observou a articuladora da escola Gastão Muller, Roselaine Ferreira. 

A aluna da escola Darcy Ribeiro, Erica Ribeiro, 11 anos, se apresentou com a dança cultural da Rússia e, apesar do nervosismo, conseguiu fazer uma bela apresentação ao lado das colegas. “Foi a primeira vez que me apresentei para um público tão grande, mas deu tudo certo. Eu adorei poder mostrar o que sei fazer para outras pessoas”. 

A professora de dança de Erica, Giovana Nascimento, disse que a dança é uma das oficinas que mais chama a atenção dos alunos. São 60 alunos matriculados em sua turma. “O ritmo da música atrai as crianças e ela influencia positivamente no aprendizado e no comportamento delas”.

O evento contou com a participação das escolas Osmar Cabral, São Sebastião, Floriano Bochenecki, Silva Freire e Maximiano Arcanjo da Cruz e Ministro Marcos Freire que fizeram exposição de artesanatos realizados pelo Programa Escola Aberta.