Educação / Colheita
31 de Março de 2016 23h18
Comunidade do Bela Vista é presenteada com escola transformada
Escolas transformadas e com padrão de qualidade. É assim que a Prefeitura de Cuiabá está tratando as unidades educacionais da rede municipal. Uma dessas unidades é a escola Madre Marta Cerutti, no bairro Bela Vista, que recebeu reforma total e foi reinaugurada na noite desta quinta-feira (30), em solenidade que reuniu o prefeito Mauro Mendes, o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, vereadores, secretários e profissionais da educação.
O evento de entrega faz parte da programação alusiva ao aniversário de 297 anos de Cuiabá.
O prefeito Mauro Mendes disse que conheceu a "dura" realidade da escola Madre Marta antes da reforma e naquele momento entendeu o quanto a unidade necessitava de uma transformação. "O compromisso que assumi com a população quando me tornei prefeito foi de tratar a educação com carinho e proporcionar a todas as crianças dessa cidade a mesma oportunidade que é dada aos filhos de quem estuda em uma escola privada. Oferecer um ensino de qualidade a todas as crianças é o que queremos para o município de Cuiabá", disse o prefeito.
Conforme destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, uma das ações mais significativas dessa gestão foi implantar o maior Programa de Modernização da Infraestrutura, que implica na reforma e construção de escolas e creches com recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá. "O bairro Bela Vista e o seu entorno estão sendo beneficiados com várias ações, entre elas a reforma total dessa escola e também uma creche, cuja obra está iniciando e em breve um novo CMEI será construído para atender crianças de 0 a 5 anos", disse o secretário.
A transformação da escola incluiu a substituição do telhado por estrutura metálica e telhas termoacústica, aplicação de revestimento cerâmico nas paredes de todas as salas e corredores, reforma geral da biblioteca, refeitório, laboratório de ciência e matemática, troca de toda a instalação elétrica, um novo padrão visual, arquitetônico e paisagismo, além de padronização e substituição de todo o mobiliário.
Para a diretora da escola, Miraci Rodrigues, que está completando 30 anos como professora da rede municipal, encerrar a carreira profissional sendo presenteada com uma escola toda reformada é um privilégio. "Estou muito feliz, pois vou concluir com chave de ouro".
"Os alunos e profissionais da escola ficaram encantados com a escola nova. "Agora temos um local que além de bonito é mais adequado e isso é muito positivo, pois o interesse dos alunos em virem pra escola aumentou muito", disse a pedagoga Solange Oliveira da Cruz.
"Nem parece que a escola em que estamos hoje é mesma de antes. Está tudo muito lindo", disse a aluna Maria Eduarda Silva, 8 anos, que ficou encantada pelo laboratório de ciências e matemática.
A mãe de Maria Eduarda, a diarista Tatiana Maria da Silva, estudou na escola há 30 anos e diz sentir orgulho em vê-la sendo entregue toda transformada. "Durante todos esses anos nunca vi a nossa escola tão bonita".
A auxiliar de biblioteca, Jeielly Tais dos Santos, mãe de Abter Cristian dos Santos, 6 anos, disse que já gostava da escola, mas depois da reforma ela se apaixonou. "Estou muito satisfeita com o trabalho da escola, que tem uma estrutura pedagógica excelente e a reforma só veio agregar ainda mais", observou Jeielly.