Saúde / Atendimento
06 de Junho de 2016 12h10
Comunidade Coivaras recebe primeira ação do projeto Consultório Itinerante
Técnicos da diretoria de Atenção Básica da SMS de Cuiabá realizam nesta terça-feira (7), a primeira ação do projeto Consultório Itinerante. A ação será na comunidade rural de Coivaras, no Distrito de Aguaçu, a cerca de 20 quilômetros de Cuiabá. O projeto que tem por objetivo levar atenção integral à saúde da população da Zona Rural e das Comunidades Terapêuticas, estava parado desde 2008. Após passar por uma reformulação ele está sendo retomado.
“Tata-se de um serviço móvel de atendimento ambulatorial, focado no atendimento da população das Comunidades Terapêuticas e Área Rural que se encontram fora das áreas de abrangência da Estratégia Saúde da Família”, explicou a diretora da Atenção Básica, Deisi Bocalon. Assim, o projeto tem um cronograma, que a principio prevê ações nas terças e quintas-feiras, nas comunidades da Zona Rural e nos demais dias nas Comunidades Terapêuticas. As visitas serão quinzenais.
Segundo dados da Atenção Primária a população cuiabana possui ainda uma baixa cobertura, de 36%, da Estratégia Saúde da Família (PSF’s) e 56% de Unidades Básicas de Saúde. “Temos ainda um percentual de pessoas desassistidas em especial nas comunidades da Zona Rural. Com o projeto estaremos levando atendimento de qualidade a essas populações e, ao mesmo tempo, fortalecendo o atendimento básico de saúde”, ressaltou Deisi Bocalon.
O projeto vai permitir também a coleta de informações sobre essa população, suas carências e necessidades, o que será fundamental no planejamento de ações futuras da SMS de Cuiabá.
Coivaras será a comunidade piloto do projeto. São 14 pequenas localidades com cerca de 342 famílias.
A ideia é que as próprias comunidades, através das associações de moradores, no caso da Zona Rural, e coordenadores, em relação as Comunidades Terapêuticas, organizem o atendimento que será feito por uma equipe multiprofissional formada por dois médicos generalistas, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo e um agente administrativo.
Nas comunidades a rotina das atividades terá inicio com uma entrevista inicial para anamnese, orientação e promoção de saúde, realização de curativos, retirada de pontos, inalação, vacinas, coleta de exames laboratoriais, coleta de citopatologia oncótica, ações em saúde bucal, e consultas médicas e de enfermagem.
Também serão distribuídos kits de higiene oral e material informativo sobre o projeto e com informações sobre prevenção, cuidado com a saúde; cartilhas e outros.
Na comunidade rural de Coivaras estão previstas a realização de consultas de pré-natal; clinica geral incluindo crianças para avaliação de crescimento e desenvolvimento, diabetes, hipertensos e idosos; coleta de CCO; avaliação de tuberculose e hanseníase, atendimento psicológico e de saúde bucal, e curativo.
Após esse primeiro atendimento em Coivaras, o projeto Consultório Itinerante visita uma Comunidade Terapêutica e em torno do dia 30, retorna a região.
Os atendimentos vão começar às 08 horas e serão feitos na Escola Municipal de Educação Básica Altos da Colina.