Notícias

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / COMITIVA CHINESA

10 de Outubro de 2024 09h00

Comitiva Sino-Latino-Americana visita FIEMT para discutir cooperação tecnológica e econômica com a China

Alessandra Marques

Emanoele Daiane

Arquivo

Dando continuidade às agendas de fortalecimento das relações internacionais, a comitiva LAC-HUB Sino-Latino-Americana esteve, nesta quinta-feira (10), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT). A visita, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, teve como objetivo principal o fortalecimento da cooperação tecnológica e econômica entre Mato Grosso e a China.

A comitiva foi recebida por representantes da FIEMT, que apresentaram um panorama sobre a indústria mato-grossense, ressaltando as principais áreas de desenvolvimento e os desafios enfrentados pelo setor. Durante a reunião, também foram discutidos potenciais projetos de colaboração que envolvem o uso de tecnologia avançada e inovação industrial, com vistas a aprimorar a competitividade das empresas locais no mercado internacional.

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, que tem liderado as iniciativas com a comitiva, reforçou a importância da parceria entre o Brasil e a China no desenvolvimento econômico do estado. “Essa visita à FIEMT é um passo importante para integrar a indústria mato-grossense ao ecossistema inovador que estamos desenvolvendo com a China. O setor industrial é um pilar fundamental na nossa economia, e as tecnologias discutidas aqui podem ser aplicadas de maneira direta para elevar nossa competitividade e expandir nossos horizontes comerciais”, declarou Vuolo.

A Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais China-Brasil, iniciativa central da visita, foi novamente destacada pela comitiva. Zhu Chuanxin, CEO da LAC-HUB, apresentou os pilares da plataforma e reforçou o interesse em estreitar os laços com o setor industrial brasileiro. “Nós vemos um grande potencial em unir forças com a FIEMT e suas empresas associadas para promover o intercâmbio de tecnologias e inovações, especialmente em áreas como automação industrial e sustentabilidade”, comentou Zhu.

O encontro também contou com a presença de lideranças empresariais e representantes de diversas indústrias mato-grossenses. Os participantes discutiram oportunidades concretas de cooperação e expressaram interesse em explorar os mercados asiáticos, tendo a plataforma como facilitadora desse processo.

A programação da comitiva em Cuiabá segue com reuniões estratégicas, envolvendo também outras entidades representativas do comércio e da logística. A expectativa é que essas atividades resultem na formação de uma comitiva empresarial que realizará uma visita oficial à China, oferecendo aos empresários locais a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da zona alfandegada e explorar novas possibilidades de negócios.

Essas ações integram o Programa Pra Frente Cuiabá, que tem como objetivo ampliar as fronteiras comerciais da capital e consolidar Cuiabá como um polo estratégico para o comércio exterior e o desenvolvimento econômico.

Programação da comitiva chinesa e apresentação da Plataforma:

10/10 – Quinta-feira – Cuiabá/MT
14h30: FECOMÉRCIO (Federação do Comércio de Mato Grosso)
16h30: Análise do Cenário Logístico Mato Grosso-China – CONTLOG (Plenário da FECOMÉRCIO)

11/10 – Sexta-feira – Nova Mutum/MT
09h00: Sindicato Rural de Nova Mutum

12/10 – Sábado – Chapada dos Guimarães/MT
09h00: Rodada de Negócios – Malai Manso Resort