Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Conselho Tutelar

06 de Julho de 2015 16h05

Comissão Eleitoral começa a analisar processos para conselheiro tutelar

KARINE MIRANDA

Divulgação

Arquivo

A Comissão Especial Eleitoral começou a analisar os processos para a primeira eleição unificada dos membros dos Conselhos Tutelares de Cuiabá. Estão sendo analisados os documentos entregues no ato da inscrição, que garantem a aprovação das candidaturas.

Os interessados em concorrer ainda podem realizar as inscrições que seguem até o dia14 de julho, na Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Dom Aquino, n° 10, Bairro Dom Aquino.

De acordo com o edital de eleição, estão disponíveis 60 vagas, entre titulares e suplentes, para os interessados em disputar a eleição e ser tornar membro de um dos seis Conselhos Tutelares da capital.

Para concorrer, os candidatos devem ter 21 anos ou mais, ensino médio completo e experiência superior a dois anos em atividades de defesa e/ou atendimento as crianças e adolescentes em instituições que tenham registro no Conselho Municipal da Criança.

Além disso, o interessado deverá residir há mais de três anos em Cuiabá, bem como morar há pelo menos dois anos na área de competência do Conselho Tutelar ao qual pretende se candidatar.

No ato da inscrição, os interessados deverão apresentar original e cópia em duas vias do documento de identidade, do certificado de conclusão do segundo grau, três fotos 3x4 e a proposta de atuação para o exercício de Conselheiro Tutelar.

Deverão apresentar ainda o título eleitoral, certidão negativa dos distribuidores criminal e cível da Comarca de Cuiabá, bem como do Tribunal Regional Eleitoral, em que conste que o candidato está em pleno gozo dos direitos políticos e que comprove o domicílio eleitoral do candidato na capital.

A eleição acontecerá no dia 4 de outubro em dez escolas (municipais e estaduais), nas áreas de abrangência de cada Conselho Tutelar totalizando 60 unidades escolares,  das regiões do Centro, Pedra 90, CPA, Cidade Alta, Coxipó e Planalto. Os eleitores poderão votar somente nos candidatos de sua região.