Educação / ELEIÇÃO DE GESTORES ESCOLARES
22 de Outubro de 2019 12h00
Começa Ciclo de Estudos em preparação às eleições de novos gestores escolares
Teve início nesta segunda feira (21), mais uma etapa do processo de eleição dos novos gestores escolares. O Ciclo de Estudos visa preparar os futuros gestores das unidades escolares, dentro do processo de eleição dos diretores, coordenadores pedagógicos e secretários de unidades educacionais. No total, estão concorrendo aos cargos de Diretores, 203 candidatos; 152 a coordenadores pedagógicos e 74 aos cargos de secretários escolares. Para facilitar a participação de todos, o curso de formação, está sendo oferecido em dois locais, no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), e na Escola Estadual Nilo Póvoas, em frente a sede da Secretaria.
Cada um dos 329 concorrentes devem participar em 100% do Ciclo de Estudo. Todo o processo de eleição dos novos gestores escolares está sendo conduzido por uma comissão central, instituída pela Secretaria Municipal de Educação. Após o Ciclo de Estudos os candidatos passarão por uma avaliação de conhecimentos. Serão considerados aptos os profissionais que obtiverem no mínimo 50% dos pontos.
A coordenadora de Organização Curricular da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Quinhone, responsável pela organização do Ciclo de Estudos e da avaliação, disse que o objetivo nesse momento do processo é preparar o candidato para a futura função. “Na verdade a formação aprofundada em cada uma das funções acontecerá após eleição de todos. Este momento é para que todos tenham uma visão preliminar do que seja cada uma das funções, principalmente para aqueles que nunca a exerceram”, explicou a coordenadora lembrando que alguns do inscritos estão se candidatando pela primeira vez, já outros são veteranos e vão à reeleição, mas os desafios são distintos e só aumentam a cada gestão.
Sobre a grade da formação ofertada para os candidatos neste primeiro momento, Eliane Quinhone disse que serão abordados temas ligados à Educação Cuiabana como a atual política educacional do Município, as legislações municipais, estaduais e nacionais e, sobre os esses conteúdos e temas, como podem contribuir para o exercício da função de modo ético, democrático e transparente. “Teremos temas de caráter pedagógico, uma parte de embasamento legal para o exercício da função e a parte do currículo”, detalhou ela.
A secretaria-adjunta de Educação, Edilene Machado disse que desde a instituição da Gestão Democrática, nos anos 90, tornando o processo eletivo e o acesso a essas funções mais justo e igualitário, a rede pública municipal de Cuiabá, vem avançando de forma consistente, na oferta dos serviços à população. “A Educação em Cuiabá, nos últimos anos, está avançando cada vez mais com a Gestão Democrática, oportunizando a todos o acesso ao processo seletivo e, a gestão Emanuel Pinheiro, garante o fortalecimento desse processo”, salientou Edilene Machado.
A eleição de diretores, coordenadores pedagógicos e secretários, devem ocorrer após o Ciclo de Estudos e a avaliação será no dia 9 de novembro. O resultado da avaliação será divulgado no dia 18 de novembro. Ainda dentro do processo eleitoral, os candidatos a diretor e coordenador pedagógico devem apresentar uma proposta de trabalho ou plano de atuação.
O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos ao falar sobre o processo eleitoral, reafirmou o compromisso da gestão com a qualidade da educação do Município. “A preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro é com a qualidade do atendimento oferecido nas 153 unidades educacionais da rede pública municipal de Ensino aos nossos 52 mil alunos. A Secretaria de Educação tem investido na formação continuada dos nossos gestores, e valorizado a sua dedicação à Educação”, destacou Alex Vieira Passos.