Saúde / Prevenindo
11 de Setembro de 2015 10h04
Começa campanha de prevenção à hanseníase e verminoses nas escolas
Quatro equipes da Coordenadoria do Ambulatório de Hanseníase, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, compostas por enfermeiros com auxilio de técnicos de saúde bucal, iniciam, nesta sexta-feira (11), as ações de campo da campanha de prevenção contra a hanseníase e verminoses, na rede pública de ensino da capital. A campanha é voltada para alunos das escolas municipais e estaduais, na faixa etária dos 05 aos 14 anos, e vai até o dia 30 de outubro. A meta é atingir cerca de 70 mil alunos das 156 escolas da rede pública de ensino, localizadas em Cuiabá.
As equipes da Secretaria de Saúde visitarão as escolas levando os materiais que serão utilizados durante a campanha, entre eles folders informativos, fichas de autorização e de auto-imagem, entre outros.
O técnico do programa de Combate à Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Cícero Fraga de Melo, explicou que o objetivo da campanha é prestar esclarecimentos sobre essas doenças e auxiliar no diagnóstico precoce e tratamento imediato.“A campanha é do governo federal, em parceria com os estados e municípios que executarão as ações incluindo o tratamento coletivo das geo-helmintíases, por meio da administração de um comprimido antiparasitário (albendazol 400 mg), e realizando a busca ativa de casos de hanseníase”, explicou o técnico.
Para que os filhos recebam o antiparasitário, os pais terão que autorizar preenchendo uma ficha nesse sentido. Já em relação a hanseníase, os alunos levam pra casa uma ficha de auto-imagem, com um desenho esquemático do corpo humano (método do espelho), que deverá ser preenchida pelos pais ou responsáveis, marcando as lesões existentes na pele da criança e respondendo a um breve questionário.
Em relação às verminoses, os casos positivos receberão tratamento que dura 5 dias. Segundo o técnico, nessa faixa etária as crianças têm maior risco de serem infectadas por parasitas como o Ascaris lumbricóides (lombriga), o Ancilostomideos (amarelão) e o Trichuris trichiura (verme chicote).
“Em relação à hanseníase, os alunos com lesões identificadas na pele serão encaminhados à rede básica de saúde para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico de hanseníase, sendo priorizado o atendimento conforme as respostas ao questionário”, explicou Cícero Melo.
Este é o terceiro ano que a campanha é realizada em todo o Brasil. Em 2014, em Mato Grosso, por meio da campanha, foram diagnosticados 80 casos de hanseníase nessa faixa etária, todos encaminhados para tratamento.
Confira abaixo as escolas em que a campanha está sendo realizada nesta sexta-feira (11/09):
EMEB Zeferino Leite de Oliveira
Rua 14, Quadra 74, Casa 30, Bairro Pedra 90
EMEB Senador Gastão de Matos Muller
Avenida Integração, S/N, Bairro Pedra 90
EMEB Profº Onofre de Oliveira
Rua Marcos da Luz, S/N, Bairro Pascoal Ramos
EMEB Tereza Benguela
Rua A, Quadra 01, S/N, Bairro Jardim Comodoro
EMEB José Torquato da Silva
Rua 20, S/N, Bairro Parque Residencial Coxipó
EMEB Jesus Criança
Rua J, S/N, Bairro Parque Nova Esperança
EMEB Senador Darcy Ribeiro
Rua 18, Quadra 17, S/N, Bairro Jardim Industriário I
EMEB Profª Ana Tereza Arcos Krauser
Rua 13, Quadra 19, S/N, Bairro Jardim Industriário II