Mobilidade Urbana /
17 de Maio de 2012 17h21
Começa as obras de construção da grande trincheira na Perimetral
O secretário de Transito e Transportes Josemar Araújo Sobrinho após percorrer na noite desta quarta-feira em companhia do comandante do batalhão de transito do estado o Tenente Cel. Wilson Batista, o entorno de onde será escavada a Grande trincheira da Dante de Oliveira na Perimetral, autorizou a interdição do trecho compreendido entre a baia de acesso ao jardim lebrão até a rotatória da Avenida Dante de oliveira. As obras, portanto Começam nesta quinta-feira (17.05), com interdição total de 335 metros de extensão da Avenida Miguel Sutil. O trânsito será interrompido nos dois sentidos para início da escavação da construção da maior trincheira projetada para as vias da Capital, com 915 metros de extensão guando estiver pronta.
A construção da Trincheira será feita em três etapas, sendo esta primeira com duração prevista de 90 dias .Após concluído os trabalhos iniciais de drenagem, retirada de cabeamento, tubulações e realização da infraestrutura para a escavação com a instalação de muro de arrimo, será liberado o transito e fechado outro trecho , até a conclusão total da obra.
No segundo momento serão realizadas as escavações no trecho entre a avenida Gonçalo Antunes de Barros (antiga Jurumirim) até a avenida Dante de Oliveira.
Já na terceira etapa, a obra atingirá as imediações da entrada da rua Safira, no bairro Bosque da Saúde, até a rotatória da avenida Gonçalo Antunes de Barros.
Sinalização no local
A prefeitura de Cuiabá esta fazendo um mutirão para sinalizar os cruzamentos nos bairros por onde o transito será desviado. Faixas aéreas, placas de sinalização, pintura horizontal além de semáforos estão sendo colocados em regime de urgência. O objetivo e disciplinar e dar segurança além de orientar aqueles que necessitarem trafegar pela região.
Os condutores deverão ter muita paciência, e atenção ao transitarem, a sinalização viária no local está toda sendo refeita, inclusive com inversão de mão, como o caso da Rua Ministro Fernando Costa no Bairro Areão que dará aceso a Avenida Fernando Correa.
Orientação aos condutores
A secretária de transito e o Batalhão de transito dividiram entre si os cruzamentos (pontos), que receberem controle dos seus agentes. São os pontos de maior conflito nos bairros por onde o transito será desviado, Arreião, Lixeira e Jd. Leblon. Em cada cruzamento estará um policial ou um fiscal de transito da SMTU, Orientando quanto o sentido e a sinalização no local.
Rotas:
Bairro Areão
- Rua Monte castelo
-Rua O
-Rua Boa Vista
-Rua Filinto Costa
-Avenida Ministro Fernando Costa
-Rua Marginal
Bairro Jardim Leblon
-Rua 08 de Janeiro
-Rua 04 de Janeiro
-Rua 7 de Janeiro
-Rua Macabu
-Rua 06
-Rua Benedito de Camargo
-Rua 05
A secretaria Municipal de transito e o batalhão de transito da capital esclarecem a população e informa segundo dados Recentes da própria SECOPA, que em horários de pico chegam a passar pela Miguel Sutil cerca de 5000 mil veículos por hora. Tamanha é a necessidade da presente intervenção nessa via, dai se conclui que é imperioso que a população evite trafegar pela região pois é obvio que as ruas dos bairros adjacentes não comportam o fluxo da Perimetral. “Estamos em regime de exceção, para a segurança de todos é fundamental que nos programemos, que evitemos viagens desnecessárias, serão décadas de obras feitas em menos de dois anos, estamos virando noite para cumprir com as nossas responsabilidades, porem a uma situação que nos impede de avançar, a limitação física das vias atuais em receber veículos”. Afirmou o Secretario Josemar Sobrinho.