Notícias

Saúde / ATENÇÃO / SECUNDÁRIA

13 de Junho de 2017 15h43

Começa 3ª etapa da sensibilização para servidores responsáveis pelo acolhimento nas unidades de saúde

MARIA BARBANT

Mais de 40 servidores estão participando nesta terça (13) e quarta-feira (14), no auditório da Secretaria de Saúde de Cuiabá, da terceira etapa do curso Humanização na Recepção. O curso é voltado para os servidores da Atenção Secundária, responsáveis pelo primeiro atendimento aos usuários. Nesse terceiro módulo,  os temas estão ligados à “Qualificação do acolhimento e as principais tecnologias no processo de trabalho da recepção com foco no atendimento Humanizado”.

A diretora da Atenção Secundária, Dúbia Campos explicou que a ideia é melhorar a relação entre os profissionais da saúde e os usuários, tornando o atendimento mais efetivo e qualificado por isso, num segundo momento,  essa sensibilização será estendida a toda a equipe das unidades de saúde da rede. Após este terceiro módulo está programado mais um voltado para a recepção e, em seguida, tem inicio a sensibilização para os profissionais de enfermagem.

Estão participando  do curso  servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Norte e Sul, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (CPAS), Laboratório Central de Cuiabá (Lacec), Clínicas Odontológicas e Policlínicas.

No período da manhã,  as palestras foram voltadas para  a abordagem  das pessoas idosas, pacientes com problemas  psiquiátricos e pessoas com deficiência,  legislação e formas de acolhimento. Foram  palestrantes Eliete Saragioto da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Daniely Beatrice Ribeiro do Lago, da Central de Regulação e Waldette Pontes Gomes, responsável pelo Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, da Diretoria de Atenção Básica.

“A ideia é falar sobre os aspectos clínicos, emocionais e legais mais importantes a serem considerados na abordagem desses três grupos de usuários”, explicou Daniely Beatrice destacando que o mais importante é que todos sejam atendidos dentro de um mesmo padrão de qualidade, eficiência e educação.

Na parte da tarde as palestras vão focar o Cartão SUS, Protocolo de Classificação de Risco, o Sistema de Regulação (Sisreg), Biossegurança, Segurança Orgânica,  Prevenção de Risco e vida emocional.

A diretora da Atenção Secundária, Dúbia Campos, disse que toda a equipe está empenhada em implantar um atendimento diferenciado dentro das unidades do SUS.

“Estamos todos voltados para o desenvolvimento de ações que tragam efetividade e um atendimento humanizado em toda a rede pública de saúde do SUS Cuiabá. É importante destacar o papel da recepção no processo de trabalho de uma unidade de saúde, atendendo e acolhendo os usuários, daí esse esforço no sentido de viabilizar essa sensibilização”, salientou Dubia Campos.

Ela falou também que a proposta de humanização da Saúde, uma das ações prioritárias do prefeito Emanuel Pinheiro para a pasta, abrange desde a qualificação dos profissionais até a readequação física das unidades, iniciada a cerca de um mês, em seis unidades da rede básica.  Ao todo 29 unidades da Rede Básica passarão por obras de manutenção e ampliação.

Confira a agenda do Curso “Humanização na Recepção em Saúde de Cuiabá”

Datas: 13 e 14/06

Local: Auditório da SMS de Cuiabá

Horário: 08:00 às 18:00 horas

13:30 às 14:00 horas – Tema: Biossegurança (higienização das mãos, roupas, sapato fechado) – cuidados de prevenção/proteção para o profissional e para o cliente.

14:00 às 16:00 horas – Segurança Orgânica e Prevenção de Risco – aspectos sociais, criminológicos e legais

16:15 às 17:30 horas – A vida emocional – aspectos emocionais no auto-cuidado

17:30 às 18:00 horas - Encerramento