Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / OPORTUNIDADE
22 de Junho de 2021 15h51
Com tutorias disponíveis de segunda a sexta, Prefeitura inicia aulas do Enem Digital
O Enem Digital, projeto de aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizou sua primeira aula ao vivo na noite da última segunda-feira (22). Em mensagem aos estudantes, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou a oportunidade dos alunos em cursar um preparatório para vestibular com o que há de melhor no mercado, em questão de corpo docente e material didático, de forma gratuita. A ação é parte do programa Pra Frente Cuiabá e é executada por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
“Nesse momento em que iniciamos as aulas do Enem Digital, quero dar as boas-vindas a todos vocês, alunos, que recebem com essa iniciativa da Prefeitura de Cuiabá a condição de ter oportunidade de disputar de igual para igual com alunos da rede privada por uma vaga na universidade. E tudo de forma gratuita, o material didático, aulas com professores gabaritados, com grande experiência em cursinho. Nós estamos oferecendo o melhor para vocês e esperamos chegar ao fim do curso com muitas aprovações”, disse o prefeito de Cuiabá.
Durante a aula de abertura, o secretário de Agricultura, Vicente Vuolo também deixou sua mensagem de motivação aos alunos que ingressavam no curso, em busca do sonho de adentrar ao ensino superior.
“É uma grande alegria ter os estudantes do Enem Digital como parte de um time de elite, de ponta, com grandes mestres, que tem toda aptidão para lecionar, preparando a todos para os vestibulares. Estamos aqui para contribuir com o sonho de cada um e que possamos ter muitos de vocês ingressando nas melhores universidades no ano que vem”, disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.
As aulas são ministradas ao vivo, de segunda a sexta, das 19h às 21h25. São três aulas por noite, com intervalo de 20 minutos entre a segunda e a terceira. Após a realização das aulas ao vivo, o material fica disponível online para que o aluno assista quantas vezes quiser. Além disso, foi montada uma grade de horários para tutoria, onde todos os dias, durante o dia, haverá sempre professores disponíveis para tirar dúvidas dos estudantes.
O primeiro a ministrar aulas no curso do Enem Digital foi o professor José Walter Zacarias, responsável pela disciplina de matemática. Com mais de 30 anos de experiência em sala de aula e vasta experiência também em curso preparatório para vestibular, Zacarias conta um pouco sobre o desafio da adaptação do ensino presencial para o ensino à distância e híbrido, neste momento de pandemia.
“A diferença é grande, porque no Brasil temos muito a cultura do ensino presencial, então as instituições, com as pandemia foram forçadas a buscar opções para otimizar. Nós tivemos um período de adaptação e pelo que estou observando, tudo ocorreu além das expectativas. Claro que depende da equipe, da didática e do aluno, mas considero que seja uma questão até de maior comodidade, de estar no conforto da sua casa, recebendo toda a informação e ainda em segurança nesse período de pandemia. Por isso eu reitero que depende de cada circunstância, existem momentos que o ensino à distância supri as necessidades e expectativas e tem circunstância que o ensino presencial se faz necessário, tomando claro todas as medidas de biossegurança”, disse o professor Zacarias.
O Enem Digital é um curso híbrido, com 26 semanas de aulas online, seis semanas de aulas presenciais em quatro polos, um em cada região de Cuiabá e mais 08 aulas semanais de tutorias, um reforço a mais para quem quer se aprofundar nos estudos. O conteúdo será disponibilizado em plataforma criada pelo Instituto Ideaes, parceiro da ação.
Serão ministradas aulas de todas as disciplinas: gramática, interpretação de texto, redação, espanhol e inglês, história geral e do Brasil, geografia geral e do Brasil, filosofia, sociologia, matemática, química, física e biologia.
Ao fim do curso, os estudantes poderão se candidatar para uma das 210 vagas de estágio remunerado que o Executivo Municipal de Cuiabá vai disponibilizar em sua estrutura de Secretarias e órgãos.