Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / HUMANIZAÇÃO
18 de Julho de 2023 14h22
"Com essa reforma o que já é bom vai ficar ainda melhor", comemora frequentador assíduo do Mercado do Porto; nova estrutura será lançada na sexta-feira (21)
Frequentador assíduo do Mercado do Porto, o aposentado Elias Alves da Silva, 81 anos, conta que metade do salário que recebe usa para compras no centro comercial. Segundo ele, quase tudo que necessita está à venda ali. “Quase todos os dias eu venho aqui. Já conheço todo mundo. Para mim, é um local de distração. Agora, com essa reforma o que já é bom vai ficar ainda melhor. A Prefeitura de Cuiabá está de parabéns em dar esse apoio aos feirantes em continuar trabalhando para permanência do mercado aqui em Cuiabá”, declarou Elias. A nova estrutura do Mercado do Porto será entregue nesta sexta-feira (21), pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Em decorrência da mudança para o novo espaço, as atividades dos permissionários estarão suspensas nos dias 19 e 20 de julho. Já na sexta-feira, 21, às 6h, o novo Mercado do Porto entra em funcionamento e às 8h, será feito o lançamento.
Além dos espaços provisórios para comercialização de frutas, verduras e outras especiarias, como farinhas, sementes, raízes, a nova estrutura contará com um departamento especifico para atender a demanda das bancas no abastecimento de carnes, frangos, suínos, peixes e laticínios.
Para cuidar da saúde dos permissionários, trabalhando de forma preventiva, o espaço contará com uma farmácia- Farma Porto- Cuidando da Sua Saúde.
“A instalação dessa farmácia surgiu a partir da demanda dos próprios funcionários, que tinham que recorrer aos serviços farmacêuticos fora do ambiente de trabalho. São mais de 1.200 colaboradores. A farmácia servirá de ponto de apoio, não só na comercialização de medicamentos como orientações de saúde para uma vida saudável”, disse uma das proprietárias da Farmácia, a enfermeira Elga Moto.
Hoje é um complexo comercial varejista composto por 149 permissionários divididos por setores de pescados, açougues, frios, doces, lanchonetes, restaurantes, hortigranjeiros, rações e similares, confecções e utilidades domésticas. O Mercado funciona de terça-feira a domingo, embora alguns comércios abram nas segundas-feiras.
A nova estrutura do mercado do Porto contará com dois pisos climatizados, proporcionando conforto em qualquer estação do ano. Aqueles que gostam de saborear as delícias da gastronomia cuiabana poderão fazer suas refeições em uma ampla praça de alimentação, que contará com 18 lojas, entre restaurantes e lanchonetes.
Para quem gosta de fazer compras, 36 lojas variadas estarão à disposição, com opções como queijos, doces, condimentos, cereais, entre vários outros. Outra novidade é a acessibilidade, que foi uma das prioridades durante a construção. O prédio tem uma rampa, que fica na entrada da lateral do Mercado e os banheiros também contam com ferramentas para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida. Na parte externa, foram instaladas tendas onde ficarão os boxes que atuam no comércio de produtos de hortifrutigranjeiros, açougues e pescados.