Saúde / GESTÃO/SUS
27 de Janeiro de 2017 11h45
Co-gestão é tema de reunião entre secretários de Saúde do Estado e de Cuiabá
A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo e do Estado, João Batista Pereira da Silva, e equipe de secretários adjuntos se reuniram nesta quinta-feira (26) para discutir questões ligadas a co-gestão da Saúde. Entre os temas em pauta estavam o gerenciamento e organização da Regulação dos Serviços de Urgência e Emergência da rede pública, o processo de contratualização com a rede credenciada e os serviços de ortopedia e cardiologia de urgência.
Elizeth Araújo explicou que a ideia é “trazer a transparência e, junto com o Estado, avançar no processo da co-gestão, a fim de assegurar aos usuários do sistema, tanto da capital como do interior do Estado, o acesso aos serviços, especialmente aos de média e alta complexidade”.
Durante a reunião o secretário de Saúde do Estado, João Batista, salientou que o momento é de “romper as barreiras que ainda existem na Regulação e organizar os fluxos de acesso dos usuários do Estado de MT aos serviços de saúde, aumentando a eficiência na utilização dos recursos existente”.
Município e Estado já atuam em conjunto na Central de Regulação e agora estão alinhando várias questões dentro de uma lógica conjunta de gestão, a fim de atender a população em tempo adequado e oportuno.
Durante a reunião a secretária falou sobre algumas das medidas que já estão sendo tomadas pela gestão, a fim de atender a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, de diminuir as filas, nos corredores do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, e por procedimentos, na Central de Regulação, além da transparência e humanização da rede de atendimento.
Entre as medidas Elizeth Araújo citou o levantamento da real necessidade do município em termos de serviços e procedimentos, e a capacidade da rede de atender a essa necessidade, a revisão de todos os contratos com a rede conveniada e contratualizada além das medidas já determinadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro, como a auditoria no Hospital Municipal São Benedito e no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá que tem por objetivo levantar os problemas de gestão dessas unidades visando reorganizar o atendimento aos pacientes.
“Estamos inaugurando um novo momento de transparência e diálogo entre estado e município”, destacou Elizeth Araújo.
O secretário João Batista disse que a parceria e a transparência entre Estado e município são fundamentais. “Queremos essa parceria para que possamos atender os pacientes de Cuiabá e do interior do Estado de acordo com as suas necessidades”.
Participaram da reunião o secretário executivo de Saúde, Wisley Clemente, s secretários adjuntos de Políticas e Regionalização, Ricardo Soares, de Serviços de Saúde, Fabio Henrique, pelo Estado e a secretária de Planejamento e Operação, Maria Salete Ribeiro, pelo município.