Notícias

Educação / Reconhecimento

04 de Abril de 2014 09h00

CMEI do bairro Passaredo faz homenagem à jornalista Cuiabano

ROSANE BRANDÃO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O nome do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Passaredo, inaugurado na noite desta quinta-feira (03), é uma homenagem ao jornalista cuiabano Auro Ida, brutalmente assassinado em julho de 2011, no bairro jardim Fortaleza.

A família do jornalista foi representada pelas duas filhas, Dayanni e Tatyanni Ida. Emocionadas, as filhas agradeceram o carinho que as pessoas e a Prefeitura demonstraram ter por seu pai. “Ele sempre foi muito dedicado à profissão e merece essa homenagem”, disse a filha mais velha, Dayanni, que está grávida de gêmeos.

Tatyanni disse que se orgulha muito do pai, pois ele foi uma pessoa dedicada à profissão e agora seu nome ficará marcado na história de Cuiabá. “Ele trabalhava 24 horas por dia, à noite e até de madrugada, não tinha hora para ir atrás da notícia. A política era tudo para ele”.

Dayanni disse que ficou feliz com a notícia das inaugurações dos CMEIs e pretende pleitear uma vaga para os filhos em uma das unidades, ou melhor, duas vagas. “Agora que vou ser mãe eu sei como é importante ter um lugar adequado para deixar os filhos, principalmente para aquelas mães que não podem pagar por esse serviço”.

O prefeito em exercício também lembrou com carinho do trabalho de Auro Ida. “Ele foi um jornalista de Mato Grosso, sempre dedicado ao trabalho e usava sua profissão para levar a verdade à população. Essa homenagem levará sempre adiante a memória de Auro Ida e o que ele projetou para a nossa sociedade”, disse Gallo.

Auro Ida nasceu em Álvares Machado (SP) e foi criado em Naviraí (MS). Filho de agricultores que atualmente plantam soja em Nova Ubiratã, na região do Médio Norte de Mato Grosso, sempre demonstrou mais interesse pela comunicação do que pela terra.

Formado pela Universidade Federal do Paraná, há 30 anos atuava em Cuiabá e foi um dos jornalistas mais experientes de cobertura política de Mato Grosso.

Em 2000, Auro Ida assumiu a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá, na administração Roberto França. Afeito as tecnologias, em 2001 Auro Ida foi o responsável pela informatização da Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Cuiabá e pela formatação do site www.cuiaba.mt.gov.br, seguido até hoje pela municipalidade. Foi o primeiro secretário a inserir um órgão municipal nas mídias sociais, com o Messenger (MSN) então engatinhando.

Foi duas vezes secretário de Comunicação da Câmara de Cuiabá: a primeira vez na gestão do então presidente Roberto Nunes (1993-94), quando criou o semanário interno “Legislativo em Foco” e implantou a Secretaria que, antes, era Diretoria vinculada à Presidência do Poder Legislativo.  E, a segunda, na gestão de Deucimar Silva (2009-10) no comando da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá.

Auro Ida foi morto aos 53 anos de idade, deixando os pais, três irmãos, a viúva Eliane da Rocha Ida e nove filhos legítimos.