/
17 de Novembro de 2010 09h00
CMDE analisará projeto de novo condomínio residencial
O secretário-executivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico(CMDE) e presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), Silvio Aparecido Fidelis, está convocando os membros do CMDE para a reunião ordinária desta quita-feira(18-11), a partir das 8h30, no Memorial da Água(espaço Engenheiro José Luiz de Borges Garcia), na rua Presidente Marques.
Nesta plenária, além de temas gerais e aprovação da ata da reunião anterior, os integrantes do Conselho vão assistir, analisar e votar o Relatório de Impacto de Vizinhança(REIV) e o Estudo de Impacto de Vizinhança(EIV) e do empreendimento residencial multifamiliar da MB Engenharia, a ser construído pela Brookfield Incorporações. Esse residencial, projetado para uma área próxima do Shopping Pantanal, será formado por cinco torres, com um total de 540 apartamentos e uma população flutuante de pouco mais de 2 mil pessoas, entre moradores e trabalhadores.
Na audiência pública realizada semana passada pelo IPDU para apresentação e discussão pública do REIV e EIV, várias alterações foram definidas para o projeto, por exigência Prefeitura de Cuiabá. Exemplo: como medida mitigadora dos impactos gerados pelo empreendimento, o empreendedor terá de construir uma nova rua e uma rotatória para facilitar o tráfego na região. Além disso, abrirá vagas de estacionamento externas e não apenas internas, como estava previsto inicialmente no projeto, para visitantes. Entretanto, as vagas não podem ocupar espaço na via pública, ou seja, terá de ficar dentro da na área destinada ao condomínio.
O CMDE é o órgão maior no planejamento e execução das políticas urbanísticas do município. Coordenado pela Prefeitura, tem em sua formação representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresas que prestam serviços públicos, entidades classistas, comunitárias e outras. Compõem do CMDE, o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico(Iphan), secretarias municiais de Meio Ambiente(Smades), Trânsito e Transportes(SMTU), Saúde(SMS), Educação(SME) e outras, Cemat(concessionária dos serviços de energia), BrasilTelecon(uma das concessionárias dos serviços de telefonia), Sinducon – Sindicato da Indústria da Construção Civil, CREA-Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Ucamb - União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairro, entre outros órgãos e empresas.