Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Última sessão

11 de Novembro de 2015 17h30

Cine Social supera expectativa e reúne mais de mil idosos e crianças carentes

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

Mais de 1,2 mil idosos e crianças carentes de Cuiabá participaram do projeto Cine Social, que concluiu nesta quarta-feira (11) suas atividades deste ano. O projeto ofereceu sessões de cinema gratuitas às pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelas unidades de assistência social da capital.

O Cine Social é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e a Assembleia Legislativa, por intermédio da Sala da Mulher.

Somente na sessão de hoje, mais de 400 meninas do projeto Siminina – que é coordenado pela primeira-dama Virginia Mendes e reúne mais de 940 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos – estiveram no teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa. Elas assistiram o filme “A Era do Gelo 4”, dirigido por Steve Martino e Mike Thurmeier.

A sessão foi muito aplaudida, assim como as outras exibições realizadas para os idosos dos quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI) e 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e as crianças e adolescentes do projeto Pró-Jovem, oferecido pelo Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social. 

Segundo a “siminina” Daniele Vitória, 9 anos, do bairro São João Del Rey, ir ao cinema é uma vontade antiga que ela pode realizar hoje, pela primeira vez. “Nunca tinha vindo ao teatro e no cinema. Estou muito feliz e é tudo muito legal. O filme eu já vi no CD do meu pai, mas vou assistir de novo, estou muito feliz por estar aqui”, comenta.

A felicidade de estar no cinema pela primeira vez também é percebida no olhar e sorriso de Ketlen Cristina Rodrigues, 9 anos, do bairro Jardim Fortaleza. Ela conta que nem sabia que existia teatro em Cuiabá e que não vê hora de contar aos pais tudo sobre o local.

“Eu nem sabia que existia esse teatro aqui, tão grande, tão bonito e tão chique. Estou muito feliz. Queria que meus pais pudessem conhecer esse lugar aqui, porque disseram que qualquer um pode vir. Não vejo a hora de vir de novo”, afirma.

De acordo com o secretário-adjunto de Assistência Social de Cuiabá, César Vidotto, o projeto é uma oportunidade única para muitos dos beneficiados e tem sido fundamental para garantir cidadania, cultura e lazer para essas pessoas, e sem custos para elas. Isto porque as pessoas beneficiadas tiveram transporte e lanches gratuitos durantes as sessões.

“O projeto é uma iniciativa muito bacana da Sala da Mulher, visto que muitas das crianças e idosos nunca tinham ido ao cinema. Então, com certeza, esse dia de hoje e todos os outros dias do Cine Social ficarão marcados na mente deles. Esse projeto é uma oportunidade que o município e o Legislativo vêm dando à população carente, e isso nos deixa muito satisfeitos”, afirma.

A previsão é de que o projeto Cine Social seja ampliado no próximo ano e beneficie também outros municípios,  segundo Flavia Ribeiro, assessora da Casa da Mulher. “Essa edição superou nossas expectativas. A doutora Maria Tereza tem interesse em expandir esse projeto e levar essa parceria para outras cidades, aproximando as pessoas do Legislativo e proporcionando mais lazer gratuito às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse.

Também foram parceiros do projeto as empresas Transrodex Transportes, que faz o traslado das crianças e idosos atendidos pelo projeto; o Supermercados Comper, que fornece os lanches, e Casablanca Locadora de Vídeos, que cede os filmes para exibição.