Notícias

Mobilidade Urbana / Aprendizado

07 de Abril de 2016 17h00

Cidade Portinho ensina crianças a respeito às leis de trânsito de forma divertida

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

Arquivo

Interatividade e diversão são dois dos aspectos mais usados pela Prefeitura de Cuiabá para orientar as crianças a respeito das leis de trânsito. Com um mundo à sua medida, a Cidade Portinho Seguro abre suas portas para os pequenos nesta quinta-feira (07), atraindo-os para um universo onde eles dominam as ruas, os veículos e o trânsito. Instalada no Goiabeiras Shopping e feita em parceria com a Seguradora Porto Seguro, a iniciativa permanecerá até o dia 17 de abril, com entrada gratuita.

Para o prefeito Mauro Mendes, criar esse ambiente moldado para o tamanho de crianças de cinco a 11 anos torna o ensino uma aventura, atraindo-os para um ambiente   que futuramente fará parte de suas rotinas. Segundo o gestor municipal, conhecimento é a arma mais poderosa para a transformação de qualquer contexto social.

“Educação é sempre a melhor forma de fazer uma transformação, independente da situação em questão. É ela que permitirá um país mais justo e correto, e não seria diferente em se tratando de trânsito. Por meio do ensino às crianças, conseguiremos romper com a cultura de violência ao volante, que se manifesta verbal e agressivamente por meio de acidentes. É fundamental trabalharmos por um trânsito mais humano e sensível à necessidade do outro e ao desenvolvermos isso nos mais novos, formaremos cidadãos mais conscientes”, contou Mendes.

A proposta visa trazer as crianças para às ruas, orientando-as de forma teórica e prática a respeito das regras básicas, os tipos de infrações mais comuns, as punições para cada caso e a importância em exercer a cidadania propiciando um trânsito mais justo e leve, tanto para motoristas como pedestres.

“Essa parceria visa fortalecer nosso projeto agentes mirins, à medida que faz parte do nosso grande leque de atividades lúdicas voltadas para os pequenos. Cremos que educa-los de forma prazerosa é sempre eficaz e trabalha na índole dos futuros motoristas mesmo ainda sendo cedo, moldando o caráter e o senso de responsabilidade na raiz. Sabemos que este tipo de aprendizado, exercitado ainda durante a infância, gera efeitos permanentes, pois passa a fazer parte de suas rotinas tal como as disciplinas aprendidas em sala de aula. Aqui na Cidade a sementinha do conhecimento é plantada e ótimos frutos serão colhidos. Uma vez educados, isso os acompanhará sempre”, afirmou Thiago França, secretário municipal de Mobilidade Urbana.

A Cidade Portinho conta com uma estrutura inflável com design diferenciado, com elementos comuns como semáforos, ruas, avenidas e estabelecimentos como escolas, cinema, floricultura e os Centros Automotivos Porto Seguro. Com bicicletas, as crianças percorrem a cidade aprendendo sobre as regras de trânsito, que também são ensinadas previamente através de palestras educativas. 

Além das atividades já desenvolvidas, agora os conceitos ambientais como reciclagem e reaproveitamento de materiais também estão inseridos na Cidade Portinho. O workshop visa ensinar os mais novos a construir um porta-lápis a partir de caixinhas Tetra-Pak.

“Aqui elas são bem orientadas e tudo é projetado de forma bem colorida e atraente, para que esse universo seja genuinamente divertido. As crianças são agentes multiplicadores e o fascínio criado pela Cidade não apenas as estimula a convidar outros amiguinhos, como desperta o interesse e a atenção dos pais, que passam a ver os cuidados no trânsito como algo que eles também não podem esquecer”, concluiu Thiago França.