Notícias

Educação / SAÚDE NA ESCOLA

27 de Abril de 2018 17h25

Cidadania e qualidade de vida marcam 2º Mutirão do Programa Saúde na Escola

RAFAELA GOMES CAETANO

Jorge Pinho

Arquivo

Levar qualidade de vida e cidadania para as comunidades escolares é a grande marca do programa Saúde na Escola, que encerrou a 2ª edição de seu mutirão nesta sexta-feira (27), contemplando os pequenos moradores da regional oeste. Instalada na EMEB Nossa Senhora Aparecida do bairro Jardim Novo Colorado, a iniciativa contou com uma série de atendimentos, oferecendo orientações para crianças e seus respectivos responsáveis em relação à saúde bucal, educação e saúde nutricional, além de realizar a triagem, avaliação e outros serviços como acuidade visual, aferição de pressão arterial, aplicação de verminose e verificação da situação vacinal. 

Para a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, o programa visa despertar as famílias para os cuidados fundamentais em relação à saúde. “Nossas crianças precisam desenvolver algumas práticas cruciais que vão garantir uma melhor qualidade de vida para elas. Hábitos de higiene pessoal, como escovar os dentes, são alguns destes aspectos simples que devem fazer parte de suas rotinas e é por isso que reforçamos estes e outros princípios para os pais e responsáveis destes pequenos. A Prefeitura de Cuiabá crê que a informação passada cuidadosamente faz a diferença e o segundo mutirão vem justamente para fortalecer esse processo de conscientização da nossa população mais carente, levando atendimentos para dentro da comunidade e garantindo o encaminhamento daqueles pacientes que tiverem apresentado alguma circunstância que exija o acompanhamento médico”, afirmou.

Com mais de 750 atendimento realizados ao longo de três dias, o mutirão é fruto da união das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, que combinaram suas expertises a fim de promover o desenvolvimento comunitário da quatro regionais presentes na Capital. Com o amparo de duas equipes do Programa Saúde da Família, a iniciativa alcançou uma abrangência ainda maior, com a participação do projeto Verde Novo e da pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, através das gestoras técnicas do Horto Florestal. Na ocasião, elas realizaram palestras sobre educação ambiental, além do plantio de mudas dentro da unidade de ensino.

“Este trabalho é feito por tantas mãos, que contribuíram com suas competências e habilidades para que possamos melhorar o desenvolvimento da região, direcionando nossos esforços para a formação escolar dos alunos que compreendem a comunidade. São ações como essas que permitem que não apenas o entendimento das crianças amplie, como também o estímulo dos pais, os levando a manter um acompanhamento mais frequente da saúde e da qualidade de vida de suas crianças. O mutirão conseguiu impactar mais de 700 pessoas diretamente com atendimentos médicos. Mas indo mais longe, ainda trabalhamos outros temas vinculados, abordando o combate ao mosquito aedes aegypti - com o suporte da equipe de Zoonoses, a importância do plantio e preservação das árvores para a sobrevivência do nosso ecossistema, além dos princípios básicos da saúde bucal. Foram dias desafiadores de muito serviço, mas que foram revigorantes e compensatórios”, afirmou Márcio Arruda, representante da Secretaria Municipal de Saúde. 

Este amplo trabalho vai também beneficiar outras duas regiões, que ainda não foram contempladas com a iniciativa. No mês de maio, a regional leste recebe a 3ª edição, sendo a sul a última a ser contemplada, já no mês de junho. Para a líder comunitária e técnica responsável pelo programa Saúde na Escola, Ugolina Cezaria da Cruz, levar este tipo de serviço para as famílias evidencia o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de encurtar distâncias entre o município e a população.

“A gestão municipal quer estar mais próxima dos bairros e este programa opera justamente dessa maneira, levando o serviço público às extremidades da cidade. Os reflexos desse mutirão são muito perceptíveis e fazem a diferença na comunidade, tanto como um alerta, como um investimento na parcela mais carente da nossa população. O nosso prefeito tem buscado formas de aproximar o município dos moradores e propostas ousadas como essa cumprem esse objetivo, fazendo com que o alcance das nossas ações seja muito maior, impactando o povo cuiabano de maneira igual”, concluiu a também presidente do bairro Jardim Novo Colorado.