Notícias

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / PREVENÇÃO E CORREÇÃO

19 de Outubro de 2022 08h21

Chafarizes e fontes de espaços públicos de Cuiabá recebem ações de manutenção e reparo

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

Chafarizes e fontes das praças e parques públicos de Cuiabá começaram, neste mês de outubro, a receber o trabalho de manutenção preventiva e corretiva. A ação é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos e planejada para alcançar, de forma contínua, todas as estruturas que possuem esse tipo de equipamento.

O primeiro espaço a receber esse trabalho foi o Parque das Águas que, na última semana, teve o retorno das apresentações diárias do Show das Águas, sempre às 19h e 21h. Além dele, a equipe especializada para realizar especificamente essas atividades também já atuou nas praças Santos Dumont e 8 de Abril, situadas na região central.

Conforme explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, a iniciativa deve atender nas próximas semanas as praças do Jardim das Américas e Pedregal, além da Praça das Lavadeiras, no bairro Lixeira. Segundo ele, a ação foi determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, visando garantir o funcionamento desses equipamentos.

“Os chafarizes e fontes são atrações que toda a população gosta de aproveitar para tirar fotos, fazer vídeos. São equipamentos que precisam de uma atenção especializada. O que estamos fazendo é atuar para que eles estejam sempre em pleno funcionamento e continuem embelezando nossa cidade”, comenta Júnior Leite.

O trabalho faz parte de um planejamento montado pela empresa pública, que tem como objetivo assegurar boas condições de uso dos espaços públicos de lazer. Nesse sentido, também foi colocado em prática o programa Pit Stop que, de maneira periódica, leva serviços de zeladoria para esses locais.

Por meio do programa, que é executado por outra equipe, a Limpurb efetua, por exemplo, reparos nos pisos, na academia ao ar livre e no playground. Quando necessário, também são feitas substituição de lixeiras e bancos danificados, troca de iluminação, e outras atividades de acordo com a particularidade de cada espaço.

"Para colocar em prática o Pit Stop, é feito o mapeamento das estruturas que apresentam as demandas mais urgentes e, a partir disso, elaboramos o cronograma. Já foram contemplados o Parque da Nascente, na Morado do Ouro, e o Centro Esportivo e de Lazer Sen. Jonas Pinheiro “Pinheirão”, no Jardim Cuiabá, e a Praça Dep. Oscar Soares, no centro da Capital", completa o adjunto de Zeladoria, João Hauer.