Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Qualificação profissional
12 de Abril de 2016 12h27
Centros de Referência revitalizados por alunos de curso de qualificação são entregues
A parceira entre a Prefeitura de Cuiabá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para qualificar aproximadamente 500 alunos nas áreas de pintor de obra e instalador hidráulico já mostra seus primeiros frutos. Foi entregue simbolicamente nesta terça-feira (12) uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), que foi totalmente revitalizada pelos alunos dos cursos.
A unidade, localizada no bairro Jardim Araçá, recebeu acabamento e pintura padrão, mesmos serviços que foram feitos em todos os 13 centros de referência de Cuiabá. Este trabalho de garantir a identidade visual das unidades foi executado pelos alunos durante as aulas práticas realizadas nos próprios centros de referência. Antes disso, eles participaram de aulas teóricas ofertadas nas unidades do Senai.
Para Adriano Silva, 28 anos, que recebeu seu certificado de qualificação profissional como pintor de obras, é uma satisfação poder ajudar a sua própria comunidade enquanto se qualifica para o mercado de trabalho. Ele é morador do bairro Santa Isabel, vizinho do centro de referência entregue hoje.
“Já frequentei este centro de referência e me sinto muito orgulhoso em poder voltar aqui e dizer que eu ajudei a deixar o espaço bonito, como ele está. Aqui aprendi muito e já me sinto mais confiante e qualificado para executar melhor o trabalho que eu já faço, como mestre de obras”, disse.
Abrir as portas do mercado de trabalho ou mesmo ampliar o leque de opções de trabalho aos usuários da assistência são alguns dos objetivos da parceria, segundo o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, que apresentou o "antes e depois" dos centros de referências que já foram revitalizados, como os do bairro Nova Esperança e Novo Colorado.
“Como vocês podem ver, essa parceira com o Senai me deixou extremamente feliz. Pudemos somar à oferta de qualificação, de modo que conseguimos revitalizar as nossas unidades. Uma parceria de sucesso que já mostra seus primeiros frutos aqui, de um total de 1.320 vagas nos cinco cursos de qualificação que foram ofertados. Temos nos empenhado em melhorar e mudar a vida daqueles que foram qualificados neste curso e dos nossos usuários da rede sócio assistencial, que recebem este equipamento público de qualidade”, destacou.
Além dos cursos nas áreas de construção, a parceria ofertou ainda qualificação em jardinagem em vasos, informática teen e costureiro, cujas vagas foram destinadas às meninas atendidas pelo programa Siminina e seus familiares.
Para Lélia Brun, diretora do Senai, a parceria foi fundamental para promover o conhecimento, especialmente neste momento de dificuldade econômica em que o país se encontra.
“Quero agradecer a parceria com a Assistência Social, que sempre tem nos instigado a prover qualificação profissional para as pessoas que mais precisam, como as atendidas pela rede sócio assistencial do município. Nós temos um levantamento de que 82% das pessoas que passam pela qualificação do Senai conseguem um espaço no mercado de trabalho. Então, pode parecer que essa é uma parceria simples, mas que faz muita diferença na vida dos alunos e de todos que dependem desse espaço de assistência social”, afirmou.
A parceria ainda está em execução e só será concluída com a entrega de todos os certificados de qualificação aos 1.320 alunos matriculados.
Estiveram presentes na entrega da unidade revitalizada o secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto, a coordenadora do projeto, Rosamaria Carvalho, o presidente do bairro Jarim Araçá, Evanildo Fonseca, e as lideranças dos bairros Jardim Araçá e Santa Isabel.