Notícias

/

05 de Setembro de 2017 17h31

Censo agropecuário irá dimensionar importantes levantamentos em Cuiabá

ANDRESSA SALES

Vicente Aquino

Arquivo

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) reuniram-se nesta terça-feira (05) com os secretários municipais de Governo e Trabalho e Desenvolvimento Econômico, no palácio Alencastro para a apresentação do Censo Agro 2017. O objetivo é buscar apoio junto a comissão municipal criada para obter as informações sobre o quê, onde, quanto e como produz cada produtor rural de grande, médio porte ou da agricultura familiar nos 1.289 estabelecimentos existentes no município.

A comissão municipal de Geografia e Estatísticas (CMGE’s) começa os trabalhos de visitação aos estabelecimentos a partir de primeiro de outubro até o fim de fevereiro do ano seguinte, com base no último censo agropecuário realizado em 2006 e alguns identificados durante o censo demográfico em 2010. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE no primeiro semestre de 2018.

“O Censo agropecuário é muito importante não só para o município mas como estado e país, por que faz o levantamento e diagnóstico da situação agropecuária e considerando que o estado de Mato Grosso tem um grande potencial no setor agropecuário, logicamente que os municípios terão que dar importância a esses levantamentos, para mostrar nossa real potencialidade a nível de produção rural”, afirma o secretário de Governo, Carlos Roberto da Costa.

Os dados coletados pelo IBGE transformam-se em estatísticas importantes para dimensionar os níveis de produção de alimentos e da criação animal, as áreas cultiváveis, para contar e conhecer melhor os trabalhadores rurais, entre outras, que servirão para planejar e definir políticas públicas mais adequadas a esse importante setor da economia.

“Tradicionalmente firmamos essas parcerias com o poder público municipal através das comissões. O objetivo é comunicar operação e dar transparência nesses levantamentos com o apoio das prefeituras poderemos realizarmos um melhor trabalho”, conclui Millane Chaves, chefe da unidade estadual do IBGE-MT. 

O município de Cuiabá é sede das sub-áreas: Várzea Grande, Acorizal, Jangada, Santo Antônio do Leverger.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.