Saúde / SOLUÇÃO INFORMATIZADA
28 de Fevereiro de 2024 10h25
CDMIC realiza inventário para atender unidades de saúde e solucionar problema deixado pelo gabinete de intervenção do Estado
O Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC) iniciou na última segunda-feira (26) a realização de inventário para regularizar o atendimento às demandas das unidades de saúde. Para focar no trabalho e garantir a realização do serviço, o CDMIC antecipou pedidos de medicamentos e insumos das unidades e atenderá a solicitações emergenciais até o prazo final da conclusão do serviço, estipulado para o dia 8 de março.
Com o inventário, será possível construir a relação completa de todos os medicamentos e insumos disponíveis, permitindo soluções rápidas para as unidades de saúde de todo município. Ao todo 55 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam o trabalho em sistema de escala. Desse total, 30 são servidores do CDMIC e outros 25 servidores foram cedidos de outras lotações da SMS para realizar o serviço.
Segundo o Coordenador Técnico de Logística e Patrimônio do CDMIC, Cleyton Silva de Arruda, a realização do inventário não causará prejuízo no atendimento aos pacientes que necessitam de medicamentos.
"Foi feita uma destribuição para o período de medicamentos e os pedidos emergenciais serãoa tendidos conforme solicitação", afirmou. "A finalidade do inventário é reestabelecer e informatizar o nosso sistema de distribuição, houve uma tentativa de implantar um novo sistema na época da intervenção, que não foi finalizada, e isso prejudicou drasticamente o nosso atendimento, o intuito da contagem é verificar o que realmente temos no estoque, pois a falta do sistema gerou um trabalho gigantesco por se tratar de um trabalho manual, o que fez com que a gente perdesse o controle das saídas de medicamentos", afirmou.
O inventário está sendo realizado com custo zero para o erário, sem a necessidade de contratação de empresa terceirizada para o serviço. Durante o período de intervenção do governo estadual, o gabinete responsável pela Secretaria Municipal de Saúde realizou inventário a partir de uma empresa terceirizada.
O trabalho, no entanto, foi feito sem interrupção dos serviços do CDMIC, gerando falhas na contagem de medicamentos. Além disso, a nova administração da SMS não recebeu qualquer relatório sobre os resultados do inventário.
Com a suspensão do sistema do CDMIC durante a intervenção, as informações disponíveis no sistema ficaram defasadas. Com a recontagem, os dados serão inseridos no sistema e o CDMIC voltará a trabalhar de maneira informatizada.