Notícias

Saúde / Diagnóstico e prevenção

09 de Novembro de 2015 16h46

Capacitação quer melhorar o ciclo de tratamento e recuperação da doença falciforme

MARIA BARBANT

Médicos e enfermeiros da rede pública de saúde de Cuiabá participam nesta terça-feira (10), das 13h30 às 18h00, no auditório da Polícia Rodoviária Federal, de uma capacitação com o tema Doença Falciforme. A capacitação é uma das ações do Programa Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), do governo federal.

A enfermeira Cleidimar Nunes de Almeida, responsável técnica pelo Programa em Cuiabá, explicou que a Doença Falciforme tem origem genética e é hereditária sendo comum no Brasil devido a mutações no gene da globina (DNA). “Esse gene que deveria produzir a hemoglobina A, produz uma hemoglobina mutante denominada hemoglobina S. Porém existem outras hemoglobinas mutantes (C,D,E), que em par com a hemoglobina S constituem o grupo de Doenças Falciformes, como a Anemia Falciforme e as Talassemias”.

De acordo com a enfermeira, o gene da HbS teve origem no continente africano, e foi  trazido para o Brasil pela migração forçada dos povos africanos.

“O objetivo da Capacitação da Saúde da População Negra é a  efetivação do diagnóstico precoce, da prevenção, atenção, tratamento e recuperação dos portadores da doença falciforme, considerando ainda que esta doença possui inúmeros desafios clínicos e de forte impacto na vida das pessoas que tem este diagnóstico”, salientou Cleidimar Nunes.

A capacitação será ministrada por dois médicos hematologista  do Hemocentro e terá ainda palestra do presidente da Associação dos Portadores de Anemia Falciforme de Cuiabá, Rosalino Batista.

Participam da capacitação 75 médicos e 75 enfermeiros da rede pública de Saúde de Cuiabá.

Segundo dados do Hemocentro relativos a 2014, cerca de 400 pacientes de Cuiabá e de todo estado estavam cadastrados na unidade em tratamento. Mas a expectativa dos profissionais é de que este ano o numero de pacientes suba para algo em torno de 900.  

Programa Saúde da População Negra

O Programa Nacional de Saúde Integral da População Negra foi instituído pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria 992 de 2009. No município de Cuiabá o Programa está sendo implementado.

A responsável técnica pelo Programa, Cleidimar Nunes para 2016 já estão previstas uma serie de ações como a articulação de estratégias para a criação do Comitê Técnico da Saúde da População Negra e o desenvolvimento de ações conjuntas com os demais programas de saúde, para a promoção, prevenção e reabilitação das doenças prevalentes na população negra e a confecção de cartilhas, folders e outros materiais, abordando temas ligados a saúde da população negra.

“Nossa ideia é trabalhar no estabelecimento e fortalecimentos de parcerias com  os grupos do movimento negro visando a criação de estratégias para a desconstrução do Racismo Institucional, que é qualquer sistema de desigualdade que se baseia em raça, ou seja, o fracasso de uma organização no fornecimento de um serviço adequado e profissional em razão da cor, cultura ou origem genética”.

 Serviço

 Capacitação sobre Doença Falciforme

Data: 10 de novembro

Horário: 13h30 às 18h00

 Local: Auditório da Polícia Rodoviária Federal