Educação / TIRANDO DÚVIDAS
04 de Janeiro de 2019 12h03
Candidatos esclarecem dúvidas em relação a convocação do processo seletivo
Um grupo de candidatos do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação de Cuiabá foi recebido na tarde desta quinta-feira (4) pelo secretário de Educação, Alex Vieira Passos. Durante a reunião o secretário esclareceu dúvidas relativas ao Edital 006/2018/GS/SME, que orienta o certame.
O processo seletivo simplificado é composto por duas etapas, a prova objetiva de conhecimentos gerais e análise de títulos, previstos nos itens 9 (e subitens) e 10 (e subitens) do Edital. Para não ser eliminado na prova objetiva, o candidato, de acordo com a função escolhida, não poderia obter nota inferior a 25% dos pontos (50 pontos) na prova de Conhecimentos.
Para passar para a segunda etapa do certame e ter seus títulos analisados, o candidato deveria alcançar uma colocação de até 2 vezes o número de vagas disponibilizadas para cada função (subitem 10.1), na relação de ampla concorrência e, nas situações previstas em lei, ou seja vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (10%, previsto no subitem 6.3) ou nas vagas reservadas para Negros e Índios (20%, previsto no item 6.4). Justamente nesses ítens, residia a dúvida dos candidatos.
O secretário de Educação, Alex Vieira Passos destacou que o processo seletivo simplificado na administração pública, é um instrumento recente de seleção. Na Educação, é a terceira vez que o modelo é utilizado e, vem passando por aperfeiçoamento, para atender as orientações da gestão Emanuel Pinheiro, no sentido de qualificar cada vez mais a Educação, trazendo para a rede profissionais com conhecimento e competência para desenvolver suas funções . “Essa nova modalidade de seleção é uma forma mais republicana que darmos ampla oportunidade aos interessados em assumir essas funções, além de ser transparente e sem qualquer interferência política, privilegiando a meritocracia e o conhecimento”, disse o secretário lembrando que a contratação de uma empresa que possui expertise na realização de processos seletivos e concursos em todo o Brasil, é um avanço.
Em relação aos questionamentos a SME esta intermediando junto à organizadora do certame, a Selecon, para que todos as dúvidas levantadas pelos candidatos sejam esclarecidas.
Alex Vieira Passos lembrou ainda que a Secretaria de Educação esta trabalhando no Edital do Concurso Público, que dever ser publicado ainda neste semestre, para o preenchimento de cerca de 6 mil vagas na pasta.
Também participaram da reunião o diretor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, Marcos Vinicius Carvalho dos Santos e o chefe de Gabinete e presidente da Comissão do Processo Seletivo, Geraldo Grossi Junior.